Com Son, Coreia anuncia elenco para disputa dos Jogos Asiáticos

Torneio pode ser a última chance de atleta do Tottenham se livrar do serviço militar

Son Heung-Min, pela Coreia do Sul
Principal jogador da Coreia do Sul passa por situação complicada (Foto: Divulgação)

Escrito por

Após a campanha na Copa do Mundo, em que caiu na primeira fase mas conseguiu histórica vitória sobre a Alemanha, a seleção da Coreia do Sul já tem seu próximo compromisso definido: os Jogos Asiáticos.

A 18ª edição do torneio reunirá 45 países em diversas modalidaes e será sediada nas cidades de Jakarta e Palembang, na Indonésia, e começará no dia 18 de agosto, tendo a cerimônia de fechamento marcada para o dia 2 de setembro.

O treinador Hakbum Kim fez questão de convocar um elenco muito forte para a competição. Com o direito de convocar três jogadores acima de 23 anos, os escolhidos foram o goleiro Hyeon-woo Jo, os atacantes Heung-Min Son e Ui-Jo Hwang - os dois primeiros estiveram presentes na Copa do Mundo.

Por conta dessa convocação, os jogadores que atuam em clubes europeus deverão perder as primeiras rodadas de seus respectivos campeonatos nacionais. No caso de Son, o atacante não participará  das cinco primeiras rodadas da Premier League com o Tottenham caso a Coreia chegue até a final, 

Confira a convocação na íntegra:

Goleiros: Hyeon-Woo Jo (Daegu FC) e Bum-Keun Song (Jeonbuk Hyundai)

Defensores: Hyun-Soo Hwang (FC Seoul), Tae-Wook Jeong (Jeju United), Min-Jae Kim (Jeonbuk Hyundai), Jin-Ya Kim (Incheon United), Yu-Min Cho (Suwon FC), Moon-Hwan Kim (Busan IPark) e Si-Yeong Lee (Seongnam FC)

Meias: Seung-Mo Lee (Gwanju FC), Yun-Ho Jang (Jeonbuk Hyundai), Geon-Woong Kim (Ulsan Hyundai), In-Beom Hwang (Mugunghwa FC), Jung-Min Kim (Liefering-AUT) e Jinh-Yun Lee (Pohang Steelers)

Atacantes: Ui-Jo Hwang (Gamba Osaka-JAP), Heung-Min Son (Tottenham-ING), Sang-Ho Na (Gwangju FC), Hee-Chan Hwang (Red Bull Salzburg-AUT) e Seung-Woo Lee (Hellas Verona-ITA)

Última chance de Son se livrar do serviço militar?

Os Jogos Asiáticos representam, geralmente, a competição menos importante para as seleções do país, mas esse torneio ganhou uma importância particular principalmente para dois jogadores: Heung-Min Son, uma das estrelas do Tottenham, e Hyeon-Woo Jo, um dos melhores goleiros da última Copa do Mundo, que possuem 26 anos.

A Coreia do Sul possui um serviço militar praticamente irredutível. Apesar das relações com a Coreia do Norte terem melhorado nos últimos meses, o foco do governo do país sulista é defender o território e, por isso, todo homem sul-coreano deve completar 21 meses de serviço militar entre a formatura do ensino médio e os 35 anos.

O governo abre uma exceção para atletas, porém, se eles conseguirem dar um "momento de glória" para o esporte do país. Por isso, uma medalha de ouro nos Jogos Asiáticos representaria o fim da necessidade de Son se alistar e ele poderia seguir sua carreira na Inglaterra sem preocupações.

Se a Coreia do Sul não conseguir a medalha de ouro na competição, a última chance de Son cumprir este objetivo será na Copa da Ásia, que será em janeiro, mas que é marcada por uma dificuldade elevada, já que reunirá os principais jogadores das seleções do continente.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter