China vai sediar o Mundial de Clubes da Fifa com 24 equipes em 2021

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, Gianni Infantino celebra 'decisão histórica' sobre evento e mostra-se otimista sobre novo formato: 'Primeira Copa do Mundo real'

Reunião FIFA - Infantino
'Será para toda pessoa que ama o futebol', diz Infantino (Foto: RHONA WISE / AFP)

Escrito por

A Fifa definiu uma mudança de rumos com relação ao Mundial de Clubes. Nesta quinta-feira, durante reunião realizada do Conselho da entidade em Xangai (CHN), foi confirmado que a China sediará a primeira sede do novo formato da competição, no ano de 2021.

Em entrevista coletiva, o mandatário da entidade, Gianni Infantino, definiu a mudança na competição como "Copa do Mundo real".

- É uma decisão histórica para o futebol, porque o conselho da FIFA decidiu hoje, por unanimidade, nomear a China como sede da nova Copa do Mundo da FIFA. O novo (torneio) será uma competição que toda pessoa que ama futebol, está ansioso por ver. É a primeira Copa do Mundo real e verdadeira, na qual os melhores clubes competirão - disse.

Além disto, o mandatário da entidade detalhou o formato do torneio.

- Ela contará com 24 equipes e será realizada entre junho e julho de 2021. Será grande porque, por definição, os melhores jogadores atuam nos melhores clubes. E os melhores clubes estarão no Mundial de Clubes da Fifa - acrescentou.

A designação dos participantes sul-americanos ainda não está definida pela Conmebol. O presidente da entidade Alejandro Domínguez, chegou a acenar com a possibilidade de reeditar a Supercopa dos Campeões da Libertadores (competição que existiu entre as décadas de 1980 e 1990 disputada apenas que por equipes que conquistaram o torneio continental).

Contudo, o projeto ainda em estudo pela Conmebol, foi rejeitado pela CBF devido ao calendário, uma vez que a Supercopa ocuparia a reta final de dezembro de 2020 e três datas do início de 2021 (na fase das férias e da pré-temporada dos atletas).  Para o Mundial de Clubes de 2021, a Conmebol designaria dois participantes da Supercopa, além dos campeões das edições de 2019 e 2020 da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana.

As edições de 2019 e 2020 do Mundial de Clubes serão as últimas no formato ade seis participantes.Atualmente, a competição traz o representante de cada continente, além da equipe designada como campeã do país-sede.

No novo formato, o torneio será disputado de quatro em quatro anos, entre junho e julho, no lugar da Copa das Confederações, que é disputada sempre um ano antes do Mundial de seleções.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter