Bom ou ruim? Confira balanço dos jogadores que atuam no futebol brasileiro e foram convocados para a Data Fifa

Apenas cinco clubes da Série A não tiveram atletas chamados para defender suas respectivas seleções

53265652802_a94058cdde_k-aspect-ratio-512-320
Fernando Diniz, em sua primeira 'prova de fogo' diante da Seleção Brasileira, saiu reprovado (Foto: Vitor Silva/CBF)

Escrito por

No domingo (8), a Série A do Campeonato Brasileiro foi paralisada para a disputa dos jogos da Data Fifa. Na América do Sul, as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 continuaram com a terceira e quarta rodadas, com início no dia 12 de outubro, e diversos jogadores do futebol do Brasil foram chamados para defender suas respectivas seleções.

Entre os times que estão na liderança e vice-liderança do Brasileirão, Botafogo e RB Bragantino cederam quatro atletas ao todo, sendo dois do Fogão e três do Massa Bruta. Confira como foi a Data Fifa para os jogadores que atuam no futebol brasileiro.

O MAIOR NÚMERO

Athletico-PR foi o time que mais cedeu jogadores para suas seleções nacionais e, mesmo assim, não foi tão bom para os seus convocados. Dos quatro atletas que foram chamados, Fernando Nava viu a Bolívia sucumbir por duas vezes e amargurar a última colocação das eliminatórias, em derrotas para Equador (2 a 1) e Paraguai (1 a 0), respectivamente. Zapelli e Esquivel, chamados por Lionel Scaloni para a Argentina, saem satisfeitos, com vitórias em cima do Paraguai (1 a 0) e do Peru (2 a 0), e por fim, Cannobio, que viu o Uruguai perder um jejum de 22 anos sem vencer a Seleção Brasileira, vencendo por 2 a 0, e 34 anos sem vencer por mais de um gol de diferença, após empate contra a Colômbia por 2 a 2.

Já os brasileiros Mycael e Vitor Roque, convocados pelo Brasil Sub-23, foram convocados para os jogos pan-americanos que se iniciam no dia 20 de outubro, com a estreia da Canarinho marcada para o dia 23, contra os Estados Unidos Sub-23.

CAMISA PESADA

Apesar da má fase vivida pelo Santos, ainda assim a equipe teve cinco atletas convocados, apenas abaixo do Furacão. Além da vaga de Marcos Leonardo no sub-23 brasileiro, os bolivianos Miguelito e Enzo Monteiro, e os venezuelanos Tomás Rincón e Soteldo estiveram disponíveis nas partidas. Dos quatro estrangeiros, os dois bolivianos não chegaram a estar em campo; a dupla vinotinta entrou em campo durante os jogos e ambos marcaram na goleada aplicada pela Venezuela em cima do Chile, por 3 a 0.

+ANÁLISE: No Brasil das convicções, quem morre aos poucos é a Seleção Brasileira

O Fluminense cedeu uma trinca de jogadores para a Data Fifa, sendo eles, Arias para a Colômbia, Nino para o Brasil e André, também para a Amarelinha. Já o quarteto de atletas do Palmeiras, somente Piquerez encheu os olhos na atuação contra o Brasil. Os três convocados do Internacional, Rochet foi o único que brilhou pela Celeste, e por fim, a dupla do Grêmio, não obteve sucesso.

GWSAVYH5WVFBLJGQHZ4ZGAYWTI
Sérgio Rochet foi bem seguro debaixo das redes contra o Brasil (Foto: Santiago Mazzarovich/ AP)

RENDIMENTO BAIXO PARA ALGUNS, RISOS PARA OUTROS

O Corinthians teve quatro jogadores chamados, mas viu Matías Rojas e Bruno Méndez sem grandes atuações, Matheus Donelli e Guilherme Biro, foram chamados para os jogos pan-americanos. O Vasco três convocados, entre eles, Medel, que mesmo com toda sua experiência, viu o Chile fracassar diante da Venezuela, sendo a surpresa da rodada, e Figueiredo vai servir o Brasil no Pan. E quem pode sorrir e ficar satisfeito é o São Paulo, que, com três convocações, viu James Rodríguez marcar novamente pela Seleção Colombiana no empate em 2 a 2 contra o Uruguai, já contra o Equador, não saíram do 0 a 0, João Moreira e Patryck, também embarcaram para Santiago.

O Flamengo, não teve problemas nem entusiasmos com a dupla Pulgar e Gerson. Já o Botafogo, líder do Brasileirão, foi recompensado pela boa fase com a convocação de Lucas Perri para a Seleção, apesar de o arqueiro não ter entrado em campo. Quem também recebeu uma oportunidade foi Jacob Montes, que marcou um dos gols da goleada da Nicarágua por 3 a 0 sobre a seleção de Montserrat. O Bragantino também teve dois jogadores chamados, com Léo Realpe ficando de fora das partidas e Hurtado recebendo alguns minutos com a camisa do Equador.

james_colombia_getty.jpg_1429558023_Easy-Resize.com_
James voltou a marcar pela Seleção Colombiana (Foto: Gabriel Aponte/AFP)

Goiás e Coritiba, que brigam contra o rebaixamento, também tiveram atletas convocados. Lucas Halter, do Esmeraldino, foi chamado pela seleção sub-23 para a disputa do Pan. Já o argelino Slimani, do Coxa, jogou bem, e marcou dois gols, contra a seleção de Cabo Verde, na goleada da Argélia por 5 a 1, e também marcou no empate diante do Egito, por 1 a 1. Guilherme Arana, do Atlético-MG, foi convocado por Diniz para esses dois jogos das eliminatórias, entrando em campo diante da Venezuela, no empate por 1 a 1 e amargurando o banco no pífio jogo contra o Uruguai. Alan Franco também foi chamado para defender o Equador, mas não recebeu minutos. América-MG, Bahia, Cuiabá, Fortaleza e Cruzeiro não tiveram jogadores chamados para atuar na Data Fifa.

O Campeonato Brasileiro terá retorno nesta quarta-feira (18) com seis jogos. O Grêmio recebe o Athletico-PR, às 19h na Arena, o Botafogo vai até Minas Gerais enfrentar o América no Independência às 20h, no mesmo horário Coritiba e Cuiabá se encaram no Couto Pereira, às 21h30 o Goiás enfrenta o São Paulo na Serrinha, e, jogando simultaneamente, o Bahia duela contra o Internacional na Arena Fonte Nova e o Vasco encara o Fortaleza em São Januário.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter