Bom ou ruim? Confira balanço dos jogadores que atuam no futebol brasileiro e foram convocados para a Data Fifa

Apenas cinco clubes da Série A não tiveram atletas chamados para defender suas respectivas seleções

000_33V47TA-aspect-ratio-512-320
Fernando Diniz passa por sua primeira experiência com uma seleção (Foto: ERNESTO BENAVIDES / AFP)

Escrito por

No último final de semana, a Série A do Campeonato Brasileiro foi paralisada para a disputa dos jogos da Data Fifa. Na América do Sul, as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 tiveram início no dia 7 de setembro, e diversos jogadores do futebol do Brasil foram chamados para defender suas respectivas seleções.

Entre os times que estão na final da Copa do Brasil, Flamengo e São Paulo cederam cinco atletas ao todo, sendo dois do Rubro-Negro e três do Tricolor Paulista. Já o líder da liga, o Botafogo, teve seu goleiro Lucas Perri convocado de última hora por Fernando Diniz, técnico do Fluminense. Confira como foi a Data Fifa para os futebolistas que atuam no futebol brasileiro.

O MAIOR NÚMERO
O Athletico-PR foi o time que mais cedeu jogadores para suas seleções nacionais e teve motivos para sorrir, mesmo longe dos gramados. Dos sete atletas que foram chamados, dois balançaram as redes: Vidal, na derrota do Chile para o Uruguai por 3 a 1, e Canobbio, na virada sofrida pela Celeste por 2 a 1 para o Equador. O chileno, porém, sofreu uma lesão no joelho e precisará passar por cirurgia. Entre os outros cinco, Zapelli e Esquivel não atuaram pela Argentina de Lionel Scaloni, e o jovem Fernando Nava não chegou a jogar pela Bolívia.

Já os brasileiros Mycael e Vitor Roque, convocados pelo Brasil Sub-23, foram derrotados no primeiro compromisso frente ao Marrocos e disputariam a revanche, mas o compromisso foi cancelado devido a um terremoto de alta magnitude que atingiu o país africano.

CAMISA PESADA
Apesar da má fase vivida pelo Santos, ainda assim a equipe teve cinco atletas convocados, apenas abaixo do Furacão. Além da vaga de Marcos Leonardo no sub-23 brasileiro, os bolivianos Miguelito e Enzo Monteiro, e os venezuelanos Tomás Rincón e Soteldo estiveram disponíveis nas partidas. Dos quatro estrangeiros, apenas Enzo Monteiro não chegou a estar em campo; a dupla vinotinta entrou em campo durante os jogos e ajudou a equipe a vencer o Paraguai por 1 a 0.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

Quatro times cederam quartetos de jogadores para as equipes nacionais. Pelo Fluminense, André e Nino foram chamados por Fernando Diniz, comandante tricolor, para integrar o Brasil profissional; no sub-23, Alexsander recebeu a oportunidade, mas quem brilhou foi o colombiano Jhon Arias, que deu linda assistência para Borré marcar o gol da vitória na estreia contra a Venezuela. Já os atletas de Grêmio, Palmeiras e Internacional tiveram passagens sem brilho por suas seleções.

Jhon Arias
Arias chegou à segunda assistência em seis jogos pela Colômbia no ano (Foto: JUAN BARRETO / AFP)

OLHO NA DECISÃO
Entre os times que cederam três, o Corinthians não viu grandes atuações de Rojas, Bruno Méndez e Moscardo; o Vasco teve Medel, Pumita e Marlon Gomes chamados, sem brilho; mas quem tem algo a reclamar é o São Paulo. Aguardando a final da Copa do Brasil, o Soberano teve James Rodríguez e Welington passando em branco. A notícia ruim ficou por conta de Arboleda, que se lesionou gravemente e ainda passará por exames mais detalhados, mas preocupa para a decisão.

O Flamengo, adversário do Tricolor pelo troféu, não teve problemas nem entusiasmos com a dupla Pulgar e Matheus Cunha. Já o Botafogo, líder do Brasileirão, foi recompensado pela boa fase com a convocação de Lucas Perri para a Seleção, apesar de o arqueiro não ter entrado em campo. Quem também recebeu uma oportunidade foi Jacob Montes, que marcou um dos gols do passeio da Nicarágua por 5 a 1 sobre a seleção de Barbados. O Bragantino também teve dois jogadores chamados, com Léo Realpe e Hurtado recebendo alguns minutos com a camisa do Equador.

Marrocos x Brasil - Sub-23 - Paulinho
Paulinho já tem um título olímpico em sua carreira, conquistado em Tóquio, na edição de 2020-21 (Foto: Mohamed Bissar/CBF)

Goiás e Coritiba, que brigam contra o rebaixamento, também tiveram atletas convocados. Lucas Halter, do Esmeraldino, foi chamado pela seleção sub-23, mas não chegou a entrar contra o Marrocos. Já o chileno Kuscevic, do Coxa, assistiu do banco de reservas os tropeços contra Uruguai e Colômbia. Paulinho, do Atlético-MG, fechou a lista ao atuar também pela Seleção Brasileira pré-olímpica. América-MG, Bahia, Cuiabá, Fortaleza e Cruzeiro não tiveram jogadores chamados para atuar na Data Fifa.

O Campeonato Brasileiro terá retorno nesta quarta-feira (13). Flamengo e São Paulo, por decidirem a final em dois domingos, tiveram seus jogos da liga adiantados e entrarão em campo para disputar partidas válidas pela 23ª rodada. O Rubro-Negro jogará contra o Athletico Paranense em Cariacica, enquanto o Tricolor visitará o Internacional em compromisso difícil no Beira-Rio.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter