Vai começar! Brasileiros falam sobre o início do Campeonato Italiano
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Vai começar! Brasileiros falam sobre o início do Campeonato Italiano

Arte - Brasileiros no Italiano
Brasileiros em destaque na Itália (Arte: Marcelo Moraes/Lance!)
Cayo Pereira - 24/08/2019 - 07:00
Roma (ITA)
Um dos campeonatos nacionais mais tradicionais do futebol mundial, o Calcio retorna aos holofotes neste sábado, com a partida inicial entre Parma e Juventus, no Estadio Ennio Tardini, às 13h (horário de Brasília) que dará início a temporada 2019/2020 do futebol na Itália.

Além de ser uma das ligas mais famosas do mundo, o Calcio é um dos campeonatos europeus que mais contam com jogadores brasileiros. De acordo com o site 'Transfermarkt', são 38 brasucas espalhados em 17 dos 20 clubes que disputam a primeira divisão italiana.

Entre eles, está o ex-zagueiro do São Paulo e do Goiás, Rafael Tolói, que é um dos principais nomes da Atalanta, principal surpresa da Serie A na temporada passada, ao terminar o campeonato em 3º lugar, na frente de clubes como Inter de Milão e Milan. De quebra, La Dea, como é chamada, conseguiu a classificação inédita para a Liga dos Campeões.

XERIFE
O brasileiro conversou com o LANCE! e comentou sobre a sensação de conseguir um feito inédito com a camisa da Atalanta, e sobre a expectativa em repetir o mesmo nível de desempenho da temporada passada.

- A sensação é maravilhosa. Fiquei muito feliz em participar de tudo isso que está acontecendo. Lembro que quando assinei meu contrato a primeira coisa me que disseram foi que o objetivo é permanecer na Série A. Nosso presidente, ainda hoje, é muito "pé no chão" e sempre fala isso antes do inicio da temporada. Fico feliz em participar de todo esse crescimento da Atalanta. A gente vive um momento maravilhoso. O Campeonato Italiano reúne grandes equipes. Vamos continuar trabalhando com seriedade, pensar jogo a jogo e fazer nosso melhor, sempre com respeito ao adversário. Sabemos que somos a Atalanta, uma equipe bem organizada, que joga bem, e não vamos mudar nossas características de jogar agressivo e pra frente. Depois da metade do campeonato a gente terá definido qual será o nosso objetivo final - destacou o defensor.

O zagueiro Rafael Tolói, ex-São Paulo, foi titular na vitória do Atalanta por 3 a 0 sobre o Everton, pelo Grupo E e teve atuação segura
Tolói em campo pela Atalanta na temporada passada (Foto: AFP)
EXPERIENTE 
Outro jogador brasileiro que é um grande destaque no Campeonato Italiano é o meio-campista Lucas Leiva. O experiente volante é titular absoluto da Lazio, e foi eleito o melhor jogador da equipe em duas temporadas consecutivas.

- Busco ajudar com minha experiência e liderança. Fui eleito pela torcida o melhor jogador da temporada duas vezes consecutivas, uma grande honra. Quem sabe não consigo o “tri” - brincou o brasileiro, antes de completar sobre a sua expectativa para esta temporada.

- As expectativas são as melhores possíveis, fizemos uma boa pré-temporada e vamos buscar nossos objetivos. Temos a Serie A e buscaremos o bicampeonato na Copa Itália, além da Supercopa da Itália e a Liga Europa, que é a oportunidade de uma conquista continental. A base do elenco foi mantida e o conjunto será um ponto forte da equipe - disse o camisa 6.

Lucas Leiva - Milan x Lazio
Lucas Leiva em campo pela Lazio (Foto: Divulgação)
ZAGUEIRÃO CAMPEÃO
Assim como Lucas Leiva, outro nome brasileiro da Lazio é o zagueiro Luiz Felipe Ramos. O defensor, ao lado do volante, foi campeão da Copa da Itália na temporada passada com o time da capital italiana, e projetou mais um ano com a mira apontada para novas conquistas.

- Estou amadurecendo e ganhando minutos a cada temporada, espero continuar evoluindo para ajudar a equipe e também me consolidar na Seleção Brasileira olímpica. Nosso grupo é forte e temos condições de buscar títulos novamente nesta temporada - falou o zagueiro.

Luiz Felipe Ramos e Kalinic - Milan x Lazio
Zagueiro em campo pela Lazio (Foto: Miguel Medina / AFP)
ESTREANTE
​Destaque do CSKA Moscou nas últimas temporadas, o zagueiro brasileiro Rodrigo Becão, ex-Bahia, foi um dos reforços contratados pela Udinese nesta janela. Ao lado de Samir, o defensor é um dos brasileiros da equipe e falou sobre o jogo seu jogo de estreia no Calcio, contra o Milan, no próximo domingo.

- Estamos trabalhando forte para fazer uma boa estreia. O Milan é uma das equipes mais respeitadas do mundo e uma das mais fortes aqui da Itália. Esperamos um jogo muito difícil, mas contaremos com a força da nossa torcida. Um bom resultado nesse jogo pode nos dar confiança para a sequencia da competição. Já me sinto muito adaptado ao time da Udinese e nosso objetivo esse ano é fazer uma boa temporada, para brigar por uma vaga nas competições europeias - frisou o brasileiro.

Rodrigo Becão
Brasileiro durante a pré-temporada da Udinese (Foto: Divulgação)
JUNTO COM O CRAQUE
Recém-promovido à elite italiana depois de oito temporadas, o tradicional Brescia retorna ao patamar mais alto do futebol nacional com o brilho de uma estrela prata da casa: Mario Balotelli O atacante, que chegou a negociar com o Flamengo, será o principal nome da equipe que o revelou, e que também conta com o meio-campista brasileiro Felipe Curcio, destaque da equipe na campanha do acesso.

- A chegada dele foi excelente. A recepção dele foi impressionante, devido a ligação dele com a cidade. Dá um peso muito maior no ataque, um nome importante e só agrega para o Brescia. Ele está suspenso por quatro jogos, mas nesse período vai entrar em forma e nos ajudar muito nesse retorno do clube para a elite. Mas estou muito otimista. Vamos manter o espírito do nosso acesso, com muita garra e determinação. E conseguimos muitos resultados desta maneira. Não será fácil essa caminhada, mas estou bem confiante. Fizemos uma ótima pré-temporada e estamos muito bem fisicamente. Os amistosos nos ajudaram bastante. Temos condições de fazer uma boa campanha - disse o brasileiro.

Felipe Curcio
Com a bola, Curcio durante a pré-temporada (Foto: Divulgação)
GOLEIRO DE ELITE
Contratado nesta temporada pelo Lecce, também recém-promovido ao primeiro escalão do Campeonato Italiano, o goleiro brasileiro Gabriel Vasconcelos, ex-Cruzeiro e Milan, também falou com o LANCE! sobre a expectativa de sua primeira temporada com a nova equipe na primeira divisão italiana e sobre a chance de enfrentar Cristiano Ronaldo.

- O objetivo inicial do clube é claro: permanecer na primeira divisão. O time acabou de subir de divisão, vamos ter grandes desafios, mas a ideia é pensar em cada partida para nos mantermos na elite. O Cristiano Ronaldo elevou o nível do futebol italiano, tanto pela imagem dele, quanto pelo futebol. O Calcio hoje é um dos campeonatos mais assistidos do mundo e ele trouxe com ele grande visibilidade. Venho trabalhando forte, assim como toda a equipe, para quando encontrar craques como ele, estarmos preparados - finalizou o arqueiro.

Gabriel Vasconcelos - Lecce
Divulgação
Facebook Lance Twitter Lance