Após campanha histórica, Bélgica vai enfrentar a Escócia em Glasgow

Diabos Vermelhos começarão novo ciclo buscando manter trabalho que foi feito na Rússia

Apresentação Escócia x Bélgica
 

Escrito por

Após o melhor desempenho de sua história na última Copa do Mundo, disputada na Rússia, a Bélgica retornará à campo nesta sexta-feira, para enfrentar a Escócia, em um amistoso internacional. A partida será disputada no Hampden Parke, Glasgow, às 15h45 (horário de Brasília).

Último teste antes de começo definitivo do ciclo para a Escócia
Nas Eliminatórias para a última Copa do Mundo, uma onda de esperança chegou a rondar a cabeça dos torcedores sobre uma possível classificação após uma sequência de cinco jogos sem perder (4 vitórias e 1 empate) na reta final, mas um empate com a Eslovênia na última rodada deu fim ao objetivo de jogar a competição, fato que ainda não aconteceu neste século.

Por isso, o treinador Gordon Strachan foi demitido após as qualificatórias, dando lugar a Alex McLeish, que não tem um bom desempenho com a seleção britânica, somando uma vitória e três derrotas em quatro jogos. Depois de assumir a equipe no meio de um ciclo conturbado, ele teve um período de tempo para se adaptar e o 'verdadeiro ciclo' começa agora. Essa partida será o último teste antes do começo da campanha escocesa na Uefa Nations League, competição que pode dar uma vaga na próxima Eurocopa.

O treinador de 59 anos, porém, terá alguns problemas de lesão para essa Data Fifa. O zagueiro Jack Hendry, os meias Tom Cairney e Matt Ritchie e os atacantes Matt Phillips e Oliver McBurnie foram cortados da convocação por não possuírem condições de jogo suficiente para estarem dentro das quatro linhas. Para esses lugares, os experientes Steven Naismith, Ryan Jack e Robert Snodgrass foram chamados.

Andrew Robertson
Robertson é o novo capitão da Escócia (Foto: ADRIAN DENNIS / AFP)

A grande novidade fica por conta de Andrew Robertson. O lateral do Liverpool, marcado por ser um dos jogadores mais regulares da equipe de Klopp, ganhou a braçadeira de capitão e será um dos mais jovens a possuir esse tipo de responsabilidade na história da seleção. Sobre o defensor, o treinador Alex McLeish não poupou elogios.

- Toda semana eu o vejo na tv fazendo gols no lado esquerdo, no direito e pelo centro. Ele é quase um atacante extra. Em termos pessoais, isso será muito inspirador para os jovens jogadores. Para um atleta que ouviu aos 9, 10 anos que nunca conseguiria ser jogador de futebol ele se saiu muito bem. Andrew vem sendo o epítome de nunca desistir, o que é uma tradição escocesa - disse.

Provável Escócia: Allan McGregor; Tierney, Mulgrew, Souttar, Robertson; Callum McGregor, McDonald, Armstrong; Forrest, Griffiths, Fraser.

Bélgica: qual é o próximo passo?
A Copa do Mundo da Rússia foi a consolidação da "grande geração belga" no contexto do futebol mundial. O treinador Roberto Martínez, antes criticado por conta das campanhas ruins que teve nos seus últimos clubes, se mostrou um grande estrategista, sabendo mudar a maneira de jogar da seleção nos momentos que era necessário.

Dessa maneira, fica evidente que a Bélgica subiu um patamar no jogo de seleções e pode, sem dúvidas, lutar por um título no ciclo que está se iniciando. Com uma base consolidada e um contínuo trabalho de revelação e lapidação de atletas, os Diabos Vermelhos provavelmente continuarão sendo uma pedra no sapato das equipes que sempre postulam altos voos.

Bélgica x Inglaterra
Bélgica tem objetivo de continuar trabalho (Foto: PAUL ELLIS / AFP)

Assim como os escoceses, porém, a seleção belga também passa por muitos problemas de lesão: o goleiro Simon Mignolet, os meias Marouane Fellaini, Adnan Januzaj, Kevin De Bruyne - um dos grandes ícones do time -, e o atacante Christian Benteke foram cortados e não farão parte do elenco de Roberto Martínez para esse amistoso e o duelo contra a Islândia, válida pela primeira rodada do Grupo 2 da Liga A, considerada a primeira divisão.

Como alternativa, o técnico recorreu ao futebol local, que é marcado por não representar a maior parte dos jogadores nas convocações, para completar essas vagas: o lateral Timothy Castagne, que se destacou no Genk e se transferiu para a Atalanta, os meias Hans Vanaken, do Brugge, e Birger Verstraete, do Gent, e o atacante Leandro Trossard, do Genk, são as novidades. Sobre esses atletas, o técnico espanhol se mostrou animado.

- Eles foram sensacionais (na última temporada). Trabalharam duro e ganharam o direito de participar desse grupo. Eles trouxeram uma boa impressão para mim. Ainda não sei a equipe que jogará contra a Escócia, mas essa será uma preparação para a partida na Islândia. Essa é a primeira vez que nos encontramos após a Copa do Mundo e por isso não temos tempo de fazer onze alterações - afirmou.

Provável Bélgica: Courtois; Alderweireld, Boyata, Vertonghen; Meunier (Castagne), Tielemans, Witsel, Carrasco (Chadli); Thorgan Hazard (Eden Hazard), Lukaku, Mertens.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter