Após 20 anos, Fàbregas anuncia aposentadoria e se torna técnico de time italiano

Meio-campista foi campeão por três clubes europeus, além da Copa do Mundo de 2010

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
Espanhol deixa os gramados após 20 anos de carreira (Foto: AFP)

Escrito por

Mais um ídolo do futebol deixa os gramados. Aos 36 anos, o meio-campista Cesc Fàbregas anunciou, por meio de suas redes sociais, a aposentadoria após 20 anos de carreira. O jogador disputou a última temporada pelo Como, da Serie B da Itália, e revelou os próximos passos: será treinador.

No comunicado oficial, além de lembrar sobre os times, seleção, títulos e familiares, Fàbregas aproveitou para revelar que vai treinar a equipe B e Primavera do Como.

+ Tem brasileiro na lista! Saiba os 20 clubes que mais faturam no mundo

- Um clube e um projeto que não podia estar mais entusiasmado. Essa equipe conquistou meu coração desde o primeiro minuto, nos encontramos no momento perfeito da minha carreira. Vou dar tudo de mim nesta nova aventura - disse.

Fàbregas é um dos grandes jogadores europeus do século XXI e marcou uma geração. Depois das categorias de base no Barcelona, o meio-campista foi revelado pelo Arsenal, em 2003, onde ficou oito anos, se destacando na Europa.

A ascensão fez o espanhol voltar ao Barcelona em 2011, desta vez pelo profissional. A passagem foi curta, de apenas três temporadas, mas marcou o melhor momento da carreira. Pelo time catalão, somou 151 partidas, 42 gols e 48 assistências, além de seis títulos.

Em 2014 foi transferido para o Chelsea, onde ficou até 2018, e também se destacou no clube inglês. Pelos Blues, foram cinco títulos, 198 jogos disputados e 22 gols.

Fàbregas - Sunderland x Chelsea
Fàbregas conquistou cinco títulos pelos Blues (Oli Scarff / AFP)

Os últimos anos da carreira de Fàbregas foram no Monaco, da França, por três temporadas, e o Como, da Itália. A carreira de sucesso do ex-camisa 4 também foi marcada por participação em Copas do Mundo, por três vezes seguidas, 2006, 2010 e 2014, sendo campeão na África do Sul. Também venceu a Eurocopa de 2008 e 2012.

- Vou valorizar cada momento, desde os primeiros dias no Barcelona, ​​​​Arsenal, de volta aos Blaugrana, Chelsea, Mônaco e finalmente Como. Do Mundial, aos Europeus, vitórias em Inglaterra, Espanha, conquistas de troféus europeus: foi uma viagem que nunca vou esquecer.

- Então, depois de 20 anos incríveis cheios de sacrifícios, alegria e paixão, chegou a hora de agradecer mais uma vez e dizer olá ao esporte mais bonito do mundo - destacou.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter