Colin Kaepernick se revolta com decisão judicial sobre Breonna Taylor e pede que ‘polícia seja abolida’

Nenhum policial foi indiciado pelo assassinato da jovem negra, o que pode gerar uma nova onda de protestos no mundo esportivo; Lebron também se manifestou

Colin Kaepernick, da NFL, chamou a atenção do mundo ao se negar a cantar o hino dos Estados Unidos em protesto a intolerância racial no país
Jogador chamou a Polícia de instituição supremacista branca (Foto: Mike Ehrmann / AFP)

Escrito por

Conhecido por sua luta contra a injustiça social e a brutalidade policial, Colin Kaepernick, uma das figuras mais influentes do futebol americano e também do mundo esportivo atual, utilizou suas redes sociais para criticar a decisão do júri do estado norte-americano de Kentucky, que não indiciou nenhum dos policiais pelo crime de homicídio contra Breonna Taylor, jovem negra que morreu dentro de casa após uma operação completamente despreparada das forças de segurança. De acordo com Kaepernick, a polícia deve ser abolida.

- A instituição policial de supremacia branca que roubou a vida de Breonna Taylor de nós deve ser abolida para a segurança e o bem-estar do nosso povo - escreveu o jogador em suas redes sociais. 

Apenas um dos policiais foi indiciado, mas não pelo assassinato. O júri aceitou três acusações contra Brett Hankinson de "ação imprudente em primeiro grau" (colocar em risco a vida de terceiros e agir com indiferença), que podem render uma sentença máxima de 15 anos de prisão. 

Breonna, que tinha 26 anos, foi morta no apartamento onde morava enquanto os agentes buscavam por drogas — nenhuma foi encontrada no local.

Alegando ter pensado que a residência tinha sido invadida por criminosos, o namorado dela, Kenneth Walker, atirou nos policiais, que reagiram e balearam a mulher. O caso de Breonna Taylor não havia sido julgado ainda, o que gerou uma onda de manifestações por parte de esportistas, como o piloto Lewis Hamilton. O britânico, inclusive, está sendo investigado pela Federação Internacional de Automobilismo por usar uma camisa que pedia a prisão dos policiais envolvidos. 

Outro atleta que utilizou suas redes sociais para criticar a decisão judicial no caso Breonna Taylor foi LeBron James. 

- Estou sem palavras hoje! Estou arrasado, magoado, triste, louco! - escreveu James em sua conta oficial no Twitter. 

- Queremos Justiça para Breonna, mas a justiça foi cumprida pelas paredes dos apartamentos de seus vizinhos e não por sua bela vida. Fiquei surpreso com o veredicto? Absolutamente não. Mas, caramba, eu estava e ainda estou magoado e com o coração pesado! - acrescentou o camisa 23 do Los Angeles Lakers. 

O jogador ainda acrescentou que fará tudo ao seu alcance para que a mulher negra seja respeitada em todos os lugares do mundo. 

- A pessoa mais DESRESPEITADA do mundo é A MULHER NEGRA! Eu prometo que farei o meu melhor para mudar isso tanto quanto eu puder e ainda mais!! AMOR para vocês, RAINHAS, em todo o país e além!" - publicou. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter