Vaga na final da Sul-Americana pode elevar trabalho de Vojvoda no Fortaleza à primeira prateleira do continente

Treinador e clube têm a chance de conquistar seu primeiro título de maior expressão

Vojvoda
Juan Pablo Vojvoda chegou ao Fortaleza em maio de 2021 (Foto: Divulgação/Fortaleza)

Escrito por

Há dois anos e cinco meses no comando do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda tem na Sul-Americana a chance de consolidar seu trabalho no cenário internacional. O Leão do Pici recebe o Corinthians nesta terça-feira (3), no jogo de volta da semifinal da competição; na ida, empate em 1 a 1 na Neo Química Arena. O título seria a primeira conquista de maior expressão do treinador e do clube.

+ Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!

Vojvoda assumiu o Fortaleza em maio de 2021 e, desde então, consolidou o time no cenário nacional. Em sua temporada de estreia, o treinador levou o Leão do Pici à disputa da Copa Libertadores pela primeira vez em sua história. No ano seguinte, em 2022, conseguiu repetir o feito, mesmo começando o Campeonato Brasileiro brigando contra o rebaixamento.

Os bons resultados chamaram a atenção de clubes tradicionais do futebol brasileiro, como Corinthians e Vasco, que sondaram o argentino no passado. Contudo, o técnico seguiu no Fortaleza e se tornou o segundo a mais vezes comandar o Tricolor na história. Vojvoda se tornou ídolo da torcida, com direito à mosaico em homenagem.

+ Fortaleza x Corinthians: entenda o duelo tático entre Vojvoda e Mano Menezes

Agora, em 2023, clube e treinador têm a chance de dar mais um passo à frente. A vaga na final da Copa Sul-Americana e a chance de um título de enorme expressão no futebol do continente consolidariam o trabalho de Vojvoda como um dos principais da América do Sul. Além disso, a conquista seria a primeira do Fortaleza fora do Nordeste, sem contar divisões de acesso, como a Série B.

Mosaico 3D - Fortaleza x Atlético-GO
Mosaico feito pela torcida do Fortaleza em homenagem a Vojvoda e sua família (Foto: Reprodução / Fortaleza EC)

Confira os números de Vojvoda pelo Fortaleza, ano a ano

+ Premiação da Sul-Americana: quanto vale a vaga na final?

Quais são os títulos conquistados por Vojvoda na carreira?

Como treinador, Vojvoda conquistou quatro títulos, todos pelo Leão do Pici. O argentino é tricampeão cearense, vencendo o estadual em 2021, 2022 e 2023, todos que disputou. Ganhou, ainda, a Copa do Nordeste no ano passado, vencendo o Botafogo-FB na final. Além disso, levou o Fortaleza à disputa da Copa Libertadores pela primeira vez na história, no Brasileirão de 2021, e repetiu o feito no ano seguinte.

+ Fortaleza x Corinthians: onde assistir, horário e escalações do jogo pela semifinal da Sul-Americana

Quais foram os times de Vojvoda antes de assumir o Fortaleza?

Vojvoda é um treinador jovem e teve sua primeira oportunidade há sete anos, como interino no Newell's Old Boys, além de comandar a equipe B do time. Porém, seu primeiro trabalho oficial foi no Defensa y Justicia, entre 2017 e 2018. Depois disso, teve passagens pelo Talleres e Huracán, da Argentina, antes de assumir o Unión La Calera, do Chile, onde chamou a atenção do Fortaleza. Em maio de 2021, foi contratado pelo Tricolor.

*MAURÍCIO LUZ colaborou sob supervisão de Tadeu Rocha

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter