Usando Cariocão como exemplo, Globo estaria padronizando estadual Gaúcho e Mineiro
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Usando Cariocão como exemplo, Globo estaria padronizando estadual Gaúcho e Mineiro

Futebol expo
Brasil Futebol Expo acontece em São Paulo e reuniu dirigentes, torcedores e jogadores com a CBF (Divulgação CBF)
LANCE! - 06/09/2019 - 15:30
Rio de Janeiro (RJ)
As críticas dos torcedores aos regulamentos dos campeonatos estaduais parecem preocupar a Rede Globo, dona dos direitos de grande parte das competições profissionais no Brasil. Segundo o UOL, a emissora teria a intenção de padronizar os campeonatos Carioca, Mineiro e Gaúcho, em moldes próximos ao do atual Cariocão, com turnos e duelos entre os campeões.

E MAIS:

Para o portal, a Rede Globo estaria pressionando clubes e federações a igualarem seus estaduais, algo único para o torcedor entender. Seriam 16 datas, como pede o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

No Rio de Janeiro, o esqueleto da competição serviria de inspiração para a emissora: as conhecidas Taças Guanabara e Rio, com campeões de cada parte e melhores colocados gerais se enfrentando. No entanto, também seria necessária alguma mudança: a ideia é apenas fazer jogos finais com os campeões de cada Taça. Ou seja, cada turno daria uma vaga para disputar o troféu.

E MAIS:

A dona dos direitos dos três torneios só poderia combinar qualquer alteração para os campeonatos a partir de 2021. Isso pois, segundo a Lei Pelé, os regulamentos necessitam ser mantidos por pelo menos dois anos, o que impossibilita, por exemplo, ao torneio Gaúcho de entrar no acordo. O estadual de São Paulo não deve ser mudado por enquanto.

Já o estadual mineiro segue o mesmo padrão há 12 anos: turno único, com as melhores equipes avançando em confrontos de mata-mata. Apenas o número de fases eliminatórias mudaram com o tempo.

A informação parece ter sido apurada a partir de um comentário feito por Leonardo Barbosa, diretor de competições da Federação Mineira, que teria revelado uma possível pressão da Globo, em palestra na Brasil Futebol Expo, evento que acontece em São Paulo. Rubens Lopes, presidente da Federação Carioca teria afirmado com a cabeça na plateia.

Procurado pelo L!, o diretor de gestão do Esporte da Globo informou, via assessoria da emissora, que a empresa busca apenas colaborar com a discussão sobre os formatos das competições.     

 - Não há imposição, até porque os formatos das competições são definidos pelas entidades organizadoras e pelos clubes participantes. Como parceiros, o que buscamos é colaborar com a discussão. A nossa visão é que a simplificação e a padronização dos formatos dos estaduais tornariam mais fácil a compreensão das disputas para torcedores de todo o país, beneficiando o futebol. Mas a decisão final é das federações - disse o diretor da emissora.


Facebook Lance Twitter Lance