Copa do Mundo Feminina: disparidades de gênero e conquistas históricas marcam a repercussão da estreia do Brasil

Ainda que em passos mais lentos do que os mundiais disputados por homens, a Copa Feminina alcançou marcos importantes

53067307847_89a5c25ea4_o-aspect-ratio-512-320
Marta superou Neymar em crescimento de seguidores (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Escrito por

A Seleção Brasileira fez a sua estreia na 9ª edição da Copa do Mundo Feminina de futebol, em um jogo contra o Panamá, na segunda-feira. Apesar da expectativa do público, a repercussão entre noticiosos e influenciadores sobre o tema está alcançando patamares bem menores que a versão masculina do evento.

De acordo com o Buzzmonitor Trends, no período de 24/06 a 24/07 houve 71.852 posts mencionando os termos “copa feminina”, “copa do mundo” ou futebol feminino. Já no mês que antecedeu a Copa do Catar (20/10 a 20/11), 620.019 posts mencionaram “copa do mundo” nas redes sociais. São quase nove vezes mais publicações.

Mas também há motivos para comemorar e os torcedores celebraram decisões a favor da maior visibilidade do futebol feminino em redes sociais . O post da Folha de São Paulo divulgando o ponto facultativo em dias de jogo foi o post com maior engajamento relativo ao tema no Instagram, com 186 mil interações. 34% dos posts com maior engajamento mostram a artilheira Marta em destaque. A cobertura do Sportv mostrando a jogadora embarcando para a Copa foi o top post do Facebook, com 157.6 mil interações.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Jogadoras de outras seleções também aparecem na lista de posts, por motivos distintos. A alemã Sophia Kleinherne ganhou repercussão mundial devido à seu comentário em relação à postura de Neymar em campo. O post do Estadão teve 77.6 mil interações. Já a jogadora Jéssica Silva, de Portugal, foi notícia pela vitória da seleção lusófona contra a Ucrânia.

MARTA X NEYMAR

Seja pela desigualdade salarial em relação à Marta, comentários da jogadora alemã ou declarações sobre mundiais, a figura de Neymar dividiu atenções das pautas relativas à Copa Feminina. Dos 56 posts que aparecem na lista dos com maior engajamento (Facebook e Instagram), 6 trazem a imagem de Neymar em destaque.

+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90

No Buzzmonitor Analytics Pro é possível mapear as métricas dos perfis de Marta e Neymar nos últimos 30 dias: 24/06 a 24/07. Nesse período ambos tiveram crescimento expressivo em percentual de aumento de interações (acima dos 90%), porém em números absolutos representam uma grande diferença: 127 mil curtidas nos posts de Marta x 38 milhões no perfil de Neymar. Quando falamos em comentários, a jogadora sai na frente.

O começo da Copa Feminina está repercutindo em aumento de seguidores para Marta, que pela primeira vez no período de um mês (24/06 a 24/07) ultrapassou Neymar em crescimento diário de seguidores. Em 24/07, Marta conquistou 46.609 mil novos seguidores, já Neymar cresceu em 13.431 a sua base.

Ainda que em passos mais lentos do que os mundiais disputados por jogadores homens, a Copa Feminina alcançou marcos importantes na edição de 2023. O lucrativo marketing de influência tem um grande espaço para trabalhar o tema e reforçar, junto com os veículos, o alcance do futebol feminino. Uma junção que será proveitosa para inserção de marcas, quebra de estereótipos e inspiração para futuras profissionais do esporte.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter