Elenco curto? Fluminense é o clube do Rio com mais jogadores sob contrato

Entre atletas emprestados e sub-20, Tricolor conta com 130 profissionais vinculados às Laranjeiras. Alguns dispensados, como Wellington Silva e Marquinho, ainda constam na CBF

Wellington Silva - Fluminense
(Foto: Paulo Sergio/Lancepress!)

Escrito por

As saídas de jogadores importantes deixaram lacunas no elenco do tricolor. Seis reforços chegaram, mas ainda há carências principalmente no setor ofensivo. A diretoria ainda busca no mercado algumas peças para preencher o plantel, mas... precisa mesmo? Atualmente, o Fluminense é o clube do Rio com mais jogadores vinculados: são 130 atletas profissionais sob contrato.

Os números parecem exagerados, mas de certa forma é uma tendência dos grandes clubes. Grande parte é formada pelos atletas da base, mas que já têm contratos profissionais. O numeroso elenco do Flamengo, por exemplo, tem 101 jogadores inscritos (88 no clube e 13 emprestados). Atrás vem o Vasco,com 91 (85 no clube e 6 emprestados). O Botafogo tem 80 (75 no clube e 5 emprestados). O Boavista, finalista da Taça Guanabara, conta com apenas 45 jogadores no elenco (42 no clube e 3 emprestados).

Dos 130 tricolores, pouco mais de 30 integram o atual elenco de Abel Braga. A grande parte, como em outros clubes, se dá pelos atletas ainda sub-20: 57. O número de atletas emprestados pelo clube é bem maior que dos rivais, 33 no total. Mas o que chama atenção são os jogadores acima de 20 anos, não emprestados e fora do clube atualmente. São os casos do lateral Wellington Silva, do meia Marquinho e do goleiro Diego Cavalieiri, dispensados pelo clube em dezembro mas com o contrato ainda vigente.

Além deles, alguns atletas fora dos planos buscam clubes por empréstimo enquanto não são utilizados. Caso do atacante Danilo Mariotto, de 22 anos, sem clube desde o empréstimo ao Boavista no ano passado. Do zagueiro Kadu Ribeiro, de 21 anos, que participou da Copinha no ano passado mas nunca foi utilizado no profissional. O atacante Fernando esteve emprestado no PSTC, da segunda divisão paranaense, mas foi dispensado recentemente. O argentino Leonel retornou do Samorin e ainda não encontrou outro clube no Brasil. Todos os atletas citados neste parágrafo têm contrato até dezembro e a diretoria não pensa em renovações.

​Todos os contratos citados nesta reportagem foram baseados no BIRA, sistema de registro de atletas da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Os contratos de formação e amadores não foram levados em conta, apenas os registros profissionais. Para ter acesso, basta entrar no site www.fferj.com.br. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter