No duelo de gerações, João Pedro é o carrasco e Fred 'amarela' contra o Flu
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

No duelo de gerações, João Pedro é o carrasco e Fred 'amarela' contra o Flu

Montagem - João Pedro e Fred
João Pedro tem a metade da idade de Fred (Foto: Lucas Merçon/Fluminense; Vinnicius Silva/Cruzeiro)
Joel Silva - 09/10/2019 - 07:00
Rio de Janeiro (RJ)
A partida entre Cruzeiro e Fluminense, nesta quarta-feira, no Mineirão, terá um duelo de gerações no comando de ataque. De um lado Fred, de 36 anos, que é ídolo tricolor, mas defende o clube mineiro. Do outro está João Pedro, joia de Xerém, de apenas 18 anos. Ambos são os responsáveis pelos gols de suas equipes, que lutam contra o rebaixamento. A bola vai rolar às 21h30, com transmissão em tempo real do LANCE!.

Enquanto um está em fim de carreira, o outro está dando os seus primeiros passos no futebol. João Pedro soma apenas 30 jogos do time profissional. No entanto, apesar da pouca idade, já convive com a pressão. Após a vitória sobre o Grêmio, no Maracanã, o atacante foi cobrado por um grupo de torcedores em um estacionamento de um restaurante, na Tijuca.

TABELA
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro


O episódio indica a dimensão da responsabilidade que João Pedro tem com a camisa tricolor. Se traçarmos um paralelo, no ano passado o atacante se destacava pela equipe sub-17, marcando 29 gols em 35 jogos, conduzindo o Fluminense ao título Carioca. As conquistas poderiam ser maiores, mas o Tricolor acabou perdendo as finas da Taça Belo Horizonte e a Copa do Brasil da categoria para Atlético e Flamengo, respectivamente.



Com o sucesso, acabou despertando o interesse do Watford, da Inglaterra, que já o adquiriu para a próxima temporada. Negociado, começou a ter oportunidades nos profissionais, mostrando, além de talento, predestinação. O primeiro gol aconteceu logo em um clássico diante do Flamengo, em partida válida pela Taça Rio.

CARRASCO

O segundo demorou quase dois meses para sair, porém a espera valeu a pena. No duelo contra o próprio Cruzeiro, João Pedro se deparou com a sua vítima favorita, marcando em sequência, três gols contra o clube mineiro: um nas oitavas de final da Copa do Brasil e outros dois, três dias depois, na goleada icônica no Maracanã, por 4 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, que lhe rendeu, desde então, a titularidade.

Ainda contra o Cruzeiro, João Pedro marcou o gol mais bonito da sua curta carreira. Já nos acréscimos do segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, o atacante marcou de bicicleta, o gol que deu o empate ao Fluminense e o direito de decidir a vaga nos pênaltis. Na ocasião, o Tricolor acabou eliminado.

Ao todo, João Pedro marcou 10 gols pelo time profissional do Fluminense, tendo uma média 0,33 por jogo. O detalhe é que quatro foram marcados em três jogos contra o Cruzeiro, média de 1,33. Portanto, para o atacante, não há adversário melhor para quebrar o incômodo jejum de seis jogos sem marcar. O último foi contra o Fortaleza, que deu a vitória ao Tricolor.

AMARELÃO?

Se João Pedro é o carrasco do Cruzeiro, Fred jamais venceu o Fluminense e isso o acompanha mesmo antes de ser ídolo do Tricolor. Na sua primeira passagem pelo clube mineiro, entre os anos de 2004 e 2005, o atacante disputou duas partidas e saiu de campo derrotado em ambas. Ao menos marcou um gol.

Após deixar o Fluminense, em 2016, Fred enfrentou o ex-clube em seis oportunidades, mantendo a escrita. Pelo Atlético, foram três jogos com três derrotas. Já na passagem atual pelo Cruzeiro, o retrospecto melhorou, somando dois empates e uma derrota. No entanto, seguiu sem marcar no time pelo qual é ídolo.


E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance