Diniz encontra o equilíbrio e faz o Flu viver o melhor momento de 2019

Com um time ofensivo no papel, treinador consegue conscientizar jogadores sobre a importância da marcação. Tricolor se tornou dinâmico e intenso em todos os setores

Fernando Diniz - Fluminense
Fernando Diniz admitiu que o Flu vive o melhor momento na temporada (Foto: CARL DE SOUZA / AFP)

Escrito por

O Fluminense vive um momento iluminado na temporada. Com atuações convincentes, o time aplicou duas goleadas consecutivas por 4 a 1, em jogos contra adversários importantes. Venceu o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro e o Atlético Nacional-COL pela Copa Sul-Americana, garantindo uma grande vantagem no jogo da volta, quarta-feira, em Medellín.

Com João Pedro inspiradíssimo, autor de sete gols nos últimos três jogos, o Tricolor parece ter resolvido o seu principal problema, que era a conclusão das jogadas. A equipe sempre teve a posse bola, até produzia chances de gol, porém era pouco efetivo. Isso inclusive rendeu algumas críticas ao técnico Fernando Diniz, porém essa preocupação não passa mais pela cabeça do treinador.


A ofensividade do Fluminense sempre foi o ponto forte do time em 2019. No entanto, essa característica marcante deu lugar ao equilíbrio. Atualmente o Tricolor tem a bola, cria, faz os gols, mas acima de tudo, não dá chances ao adversário. Orgulhoso por isso, Fernando Diniz foi taxativo ao afirmar que o time vive o melhor momento da temporada e explica os motivos para isso.

- O Fluminense vive o melhor momento da temporada e o equilíbrio defensivo se dá muito pelo ajuste tático, da dinâmica do sistema, do que ter um jogador específico de marcação. O time entende que temos que ter a consciência de atacar marcando. Se nós descuidarmos, com um time leve que a gente tem, temos poucas chances de recuperar a bola nas transições. Então tem que estar o tempo todo concentrado, ligado, pois um descuido gera contra-ataque que pode ser muito perigoso. Precisamos ser atentos a isso. A equipe está tomando consciência de que todos tem que participar da marcação, caso contrário ficamos vulnerável.

O equilíbrio entre defesa e ataque surgiu justamente após as lesões de Airton e Bruno Silva, volante mais de contenção. Com as saídas dos dois jogadores, Allan assumiu a função de primeiro volante e Daniel, um meia, passou a ser o motor do time, jogando solto, preenchendo os espaços em campo. Os dois têm sido os responsáveis por marcar e criar as jogadas, encaixando perfeitamente no conceito de jogo do Fernando Diniz, que enfim, parece ter conseguido o equilíbrio ideal para o Tricolor.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter