Carimba a faixa! Flu costuma ganhar nas estreias contra atuais campeões

Tricolor começou Brasileiro de 1989, 2009 e 2012 enfrentando as equipes que haviam levantado a taça no ano anterior e ganhou nas três oportunidades

Abel Braga
Abel Braga lembra dificuldades do Campeonato Brasileiro (Foto: Lucas Merçon/Fluminense F.C.)

Escrito por

O Fluminense começa a longa caminhada no Campeonato Brasileiro justamente contra o Corinthians, o atual campeão. Mas isso não chega a ser uma novidade para a equipe tricolor e, se depender dos desempenhos anteriores, o resultado positivo tem tudo para acontecer. Na história da competição, o Flu já esteve nesta situação em três oportunidades - estreou contra o Bahia em 89, São Paulo em 2009 e Corinthians em 2012 - e ganhou em todas elas. O primeiro passo do time das Laranjeiras no torneio será na Arena Corinthians, às 16h, e terá transmissão em Tempo Real pelo site do LANCE!

Em 1989, o Fluminense bateu o Bahia, campeão do ano anterior, na Fonte Nova, por 2 a 1, com gols de Donizete Oliveira e Hélio. Já em 2009, pegou o São Paulo, que vinha de um tricampeonato em 2006, 2007 e 2008, e triunfou por 1 a 0, com gol de Maurício, no Maracanã. Em 2012, o Tricolor – comandado por Abel Braga, atual técnico – encarou o Corinthians, no Pacaembu, e garantiu os três pontos com um 1 a 0, com gol de Leandro Euzébio.

O histórico, porém, não entra em campo e Abel Braga ressalta a dificuldade que é imposta no Campeonato Brasileiro.

– O campeonato nacional, em outros países, tem dois times. três times favoritos. Em Portugal, tem três. Na França, só um. E aqui, o campeonato começa com 12 times com chances de ser campeão. Então, se torna complicado – disse.

O treinador lembrou o fato de que o Corinthians, atuando diante da torcida, terá de sair um pouco mais para o jogo:

– Começo de Brasileiro muito complicado. Corinthians, Cruzeiro e São Paulo. O bicho vai pegar. Mas ninguém vai ganhar mole desse time, não. Defendendo bem. Jogando dentro do campo adversário. Defendeu muito bem. Característica que tem o Corinthians. Jogando em casa, vai ter de atacar um pouco mais do que ataca.

Pedido do 'professor'

Depois de um Brasileiro complicado na última temporada, quando se salvou do rebaixamento nas últimas rodadas, Abel Braga espera que, este ano, sem o “imponderável”, seja um campeonato mais tranquilo para o Tricolor:

– Espero que não se repita (risos). Ano passado o imponderável surgiu de forma absurda. Foram muitas lesões. Fiquei sem Scarpa, Douglas, Calazans que não voltou até agora... Acho que, esse ano, as coisas estão diferentes. O Fluminense tem jogado mal? Não. Merecia ser eliminado? Não. O adversário foi melhor? Não foi. Se reparar, não tinha perdido jogos decisivos, clássicos, nada. Nem gol tinhamos tomado. Fazendo o comparativo com as dificuldades,
não surgiu um número tão elevado, acho que a gente pode fazer coisas muito mais positivas do que o ano que passou.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter