Raio-X: com base mantida e reforços pontuais, Flu abre temporada do vôlei

Equipe estreia no Carioca contra o Botafogo, nesta quinta-feira. Foco maior é a Superliga

Fluminense Volei
Fluminense tem caras novas e base mantida (Foto: Divulgação/Fluminense FC)

Escrito por

O Fluminense vai abrir de forma oficial a nova temporada no vôlei feminino na noite desta quinta-feira. A equipe tem um compromisso marcado contra o Botafogo pelo Campeonato Carioca, às 19h, iniciando a busca pelo 26º título estadual. Já no dia 16 de novembro, será a vez de dar a largada para a Superliga Feminina 2018/2019, principal competição da agenda tricolor nas quadras. Mas, e quanto ao time? Qual foi a movimentação do Fluminense no mercado do vôlei e quais as expectativas para a nova temporada das tricolores? O LANCE! preparou um guia sobre a equipe do técnico Hylmer Dias.

Quem chegou?

A ida do Flu ao mercado contou com a aquisição de seis nomes. As grandes contratações foram Pri Daroit e Joycinha. A primeira estava há duas temporadas no Minas e chegou a ser banco da campeã olímpica Jaqueline, mas terminou sua passagem pela equipe minastenista como titular. Pri vem para substituir Michelle Pavão. Também experiente, Joycinha chega do Çanakkale, na Turquia, após seis temporadas fora do país. Ela deve ser o grande nome da saída de rede tricolor.

Com 33 anos, já passou por Rússia, Coreia e Turquia, além de ter defendido clubes no Brasil. O Flu também trouxe ainda a experiente ponteira Clara, que estava no Praia Clube. Completando a lista de contratações do time tricolor, a líbero Teny chega do Valinhos para ser reserva de Sassá, uma das veteranas do elenco.

Das caras novas do Fluminense, há de se destacar também a dupla de levantadoras que dará suporte à titular Giovana. Ju Carrijo chega do Bauru, tendo antes defendido o Praia Clube por seis temporadas. Ela foi revelada pelo time de Uberlândia e já defendeu as categorias de base da Seleção Brasileira. Ju terá como concorrente Vivian Lima, a outra contratação para a posição e que vem do Brasília.

Quem saiu?

A principal saída do time do Fluminense foi a ponteira Michelle Pavão, que deixou o clube carioca para defender o Praia Clube, atual campeão da Superliga. Ainda na posição, a outra saída foi Clarisse, reforço do Pinheiros. Vaga agora ocupada por Teny, a líbero Fernanda foi para o Flamengo.

A oposta Renatinha deixou o time para defender a camisa do Brasília, e fechando a lista de seis saídas, as levantadores Rafaela e Jordane também tomaram outros rumos. Seguiram no clube as opostas Pamela e Arianne, a levantadora Giovana, as ponteiras Thaisinha, Julia Moura, Carol Won Held e Giovana Fant, as centrais Lara, Letícia Hage, Marcella e Larissa, além das líberos Sassá e Gabi Dutra.

Thaisinha
Thaisinha, um dos destaques do Flu, renovou (Foto: Divulgação)

Última temporada

O Fluminense terminou a última edição da Superliga na sexta posição, com 13 vitórias e nove derrotas em 22 jogos. A equipe avançou para os playoffs, mas deu adeus nas quartas de final ao ser eliminada pelo Minas. A nível estadual, a equipe ficou com o vice-campeonato ao ser derrotada pelo Sesc RJ na decisão, mesmo carrasco na Copa do Brasil. Em confronto pelas quartas da competição nacional, melhor para Sesc-RJ, que tirou o time tricolor.

O que esperar?

O Fluminense inicia a temporada com a briga pelo Carioca, mas o principal torneio do calendário tricolor segue sendo a Superliga. A equipe chega para a sua terceira temporada na competição depois de viver um hiato de 25 anos sem atividades na elite do vôlei nacional. Há boas expectativas em torno do elenco, principalmente por nomes muito experientes.

Destaques

Liderança no elenco, a veterana Sassá permanece sendo um dos grandes destaques do elenco tricolor. Para esta temporada, no entanto, o ataque promete chamar a atenção, principalmente pela contratação de Joycinha e Pri Daroit.

Técnico

O comando do Flu segue nas mãos do técnico Hylmer Dias. O treinador chegou a ser assistente de Bernardinho no time do Rio de Janeiro por 12 anos enquanto dividia seus trabalhos no Fluminense, que disputava a Superliga B. Com o acesso à elite, seguiu apenas com o projeto tricolor. Hylmer projetou a temporada do Fluminense.

- Fico feliz em continuar comandando a equipe do Flu, assim como temporada passada. Espero um maior crescimento do projeto do voleibol tricolor, mesmo sabendo das dificuldades pelo caminho, com times fortes ao longo do Estadual e, principalmente, na Superliga. Nosso time trouxe bons reforços que vão somar muito ao grupo. Estou confiante em uma temporada de muitas realizações.

Agenda

O Fluminense jogará contra Botafogo (25/10), Sesc RJ (03/11) e Flamengo (10/11) no Campeonato Carioca. A final do Estadual está marcada para o dia 12 de novembro, no Tijuca Tênis Clube, às 20h. Na Superliga Feminina, a estreia tricolor acontece contra o Pinheiros, no dia 16 de novembro.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter