E agora? Livre da ameaça do Z4, veja o que resta para o Flu brigar em 2017

Tricolor precisa quitar salários atrasados do elenco profissional e definir a permanência de Abel Braga, ao mesmo tempo que luta pela melhor colocação possível no Brasileirão

Time do Fluminense - Botafogo 1x2 Fluminense
Elenco do Fluminense uniu-se contra a ameaça do rebaixamento. E agora? (Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.)

Escrito por

A vibração de Henrique Dourado, a emoção de Gustavo Scarpa e o alívio de Abel Braga após a vitória do Fluminense sobre a Ponte Preta, por 2 a 0 na segunda-feira no Maracanã, deixaram claro o peso que estava sobre a comissão técnica e time - até então ameaçado pela zona de rebaixamento.

Depois do jogo, o técnico garantiu força máxima nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro - contra Sport, no Rio, e Atlético-GO, em Goiânia - em nome da dignidade, mas há mais do que isso em jogo para o Fluminense.

- Saiu esse peso de todo mundo, mas não vamos facilitar em nada e vamos procurar ser o mais digno possível nos próximos jogos. Vamos colocar em campo aquilo que temos de melhor - garantiu o técnico do Fluminense.

Ceifador na briga pela artilharia do Brasileirão

Henrique Dourado, do Fluminense, e Jô, do Corinthians, chegaram às duas últimas rodadas dividindo a artilharia do Campeonato Brasileiro: 18 gols para cada. A briga promete ser boa, e os dois centroavantes já manifestaram o desejo de terminar a principal competição nacional como goleador isolado.

Pelo Tricolor, Henrique Dourado enfrentará o Sport no próximo sábado, no Maracanã, e o Atlético-GO, no dia 3 de dezembro, no Estádio Olímpico, em Goiânia. Já o campeão Jô terá como adversários o Atlético-MG, domingo na Arena Corinthians, e o Sport, no dia 3 de dezembro, na Ilha do Retiro.

Comandante do Ceifador no Fluminense, Abel Braga avaliou a disputa entre os centroavantes - sem esconder a torcida pelo camisa 9 das Laranjeiras.

- Tomara. Iria coroar. É uma coisa meio surreal, onde já se viu até três jogos do fim estar brigando para não cair e ter um artilheiro? Já é uma vitória. Além do merecimento do ótimo ano do Jô. No Corinthians, seria normal ser artilheiro. O que não é normal é o Dourado brigar pela artilharia. Se for por merecimento é para ele. Tem que ganhar pela competência, caráter, entrega... - disse Abelão.

Classificação para a Copa Sul-Americana

O Fluminense acabou de se livrar do risco de rebaixamento, mas já está de olho na Copa Sul-Americana do ano que vem. Afinal, uma posição acima do time está o São Paulo, com os mesmos 46 ponto, na 13ª posição, fechando a zona de classificação para a competição continental. Assim, a vaga não está distante.

 Libertadores? Um sonho distante

Não há mais chances de o Fluminense acabar o Brasileiro no G7. No entanto, a zona de classificação para a Libertadores pode aumentar para G8, caso o Grêmio conquiste o torneio continental, e até G9, se o Flamengo vencer a Sul-Americana. O clube da Gávea enfrenta o Junior Barranquilla-COL na semifinal.

Nestes casos, o Fluminense passaria a ter chances remotas, já que Atlético-MG e Vasco, atuais oitavo e nono colocados, respectivamente, possuem 50 pontos - o Tricolor tem 46 pontos. Uma combinação de resultados nas últimas duas rodadas do Brasileirão podem colocar o time de Abel Braga na oitava posição.

Premiação no Campeonato Brasileiro

Atualmente, o Fluminense está na 14ª posição. A motivação financeira serve para que o time busque a melhor colocação, o que, consequentemente, dará ao clube das Laranjeiras uma premiação maior. O 14º lugar, por exemplo, vai ganhar R$ 956.610,00 . Já o 10º lugar receberá um prêmio de R$ 1.594.350,00.

Como o clube vive uma delicada situação financeira - inclusive com salários atrasados do elenco profissional -, uma premiação maior é bem-vinda pela diretoria, que prioriza terminar a temporada em dia com os jogadores.

Premiação do Campeonato Brasileiro-2017
(Foto: Divulgação/CBF)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter