Em fase final de recuperação, Reinier será observado de perto por J. Jesus

Destaque nas divisões de base, o meia de 17 anos é a próxima grande aposta do clube da Gávea e da Nação, que espera vê-lo em campo já neste segundo semestre de 2019

Reinier
Reinier é mais uma joia do Ninho do Urubu: vínculo com o jovem é até o fim de 2020 (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Escrito por

Entre os Garotos do Ninho, Reinier, de 17 anos, é a "bola da vez" no Flamengo. Após as vendas de Vinícius Júnior e Lucas Paquetá, o meia é quem mais mexe com o imaginário do rubro-negro e a expectativa é de que, a partir deste segundo semestre de 2019, a Nação passe a ver mais minutos do jovem pelo time profissional. Destaque do Sub-20 desde 2018, o jovem está fase final de recuperação da tendinite no joelho e a realizará junto com o grupo principal.

Camisa 10 nas divisões de base, Reinier já é chamado para realizar atividades com o elenco principal desde o ano passado. O clube ainda não trabalha com data para o atleta ser integrado ao grupo principal. Esse período de treinos, contudo, servirá para Jorge Jesus, e a comissão técnica trazida pelo português, conhecerem as características do jovem, que completará 18 anos em janeiro.

Após firmar acordo com o Flamengo, Jorge Jesus buscou informações sobre Reinier, que está entre os jogadores inscritos na Libertadores, apesar de não ter sido utilizado por Abel Braga nas seis rodadas da fase de grupos do torneio.

2019 DE POUCOS JOGOS PELO FLA E DESTAQUE NA SELEÇÃO

Reinier terminou o ano de 2018 da melhor forma possível: gol decisivo no Maracanã, contra o Fluminense, e título da Copa do Brasil Sub-17. Assim, a expectativa sobre o jovem em 2019 era gigante. Contudo, o camisa 10 pouco conseguiu atuar pelo Rubro-Negro nesta temporada. São 10 jogos pelo time Sub-20 (quatro pela Copa do Brasil, quatro pela Copa SP de Futebol Júnior e outros dois pelo Campeonato Carioca) e quatro gols marcados por Reinier.

As poucas apresentações pelo Flamengo em 2019 explicam-se, em parte, pela presença do camisa 10 no Campeonato Sul-Americano Sub-17, disputado no Peru. Apesar da campanha da Brasil, que não passou da fase inicial, Reinier foi bem, três gols em quatro jogos contra Paraguai, Uruguai, Colômbia e Argentina.

A última partida de Reinier no ano - por Flamengo ou Seleção Brasileira - foi no dia 30 de abril, na derrota por 4 a 1 para o Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil Sub-20. Desde então, o meio-campista está em tratamento da tendinite.

SITUAÇÃO CONTRATUAL

Reinier tem contrato com o Flamengo válido até o dia 31 de dezembro de 2020, com multa estipulada em 70 milhões de euros, cerca de R$ 306 milhões e 300 mil. A partir de junho do ano que vem, o meia poderá assinar um pré-contrato com qualquer outro clube, o que já fez a direção da Gávea movimentar-se por uma renovação. A ideia é estender o vínculo até 2024 - e aumentar a multa.

Sem poder atuar pelas divisões de base do Flamengo, por conta da tendinite no joelho, Reinier foi à Gávea nesta quarta e acompanhou a classificação do Sub-17 para a semifinal do Brasileirão. Os Garotos do Ninho venceram o Athletico por 3 a 0 (na ida, já haviam vencido por 3 a 1) e agora enfrentam o São Paulo.

Reinier esteve nas arquibancadas da Gávea ao lado de Lázaro, atacante titular da equipe que cumpriu suspensão na partida contra o Furacão. A dupla foi tietada pelos torcedores presentes e o clube da Gávea registrou sua presença.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter