Barbieri questiona escolha de árbitro e fala sobre chance de usar Paquetá
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Barbieri questiona escolha de árbitro e fala sobre chance de usar Paquetá

Coletiva Barbieri
Barbieri questionou árbitro escalado para a semifinal da Copa do Brasil (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
LANCE! - 11/09/2018 - 15:44
O Flamengo vai enfrentar o Corinthians nesta quarta-feira, no primeiro confronto da semifinal da Copa do Brasil. Mas os assuntos que nortearam a entrevista do técnico Maurício Barbieri nesta véspera tiveram a ver com o fora de campo, como o retorno do lateral-direito Fagner e a escolha do árbitro Braúlio da Silva Machado, que comandou o jogo entre o time rubro-negro e o Palmeiras, pelo Brasileiro, e não agradou aos cariocas.

- Eram 21 dias de prognóstico e volta um pouco antes. É difícil eu, de longe, fazer uma avaliação. Acho que a bola está com vocês para que as coisas sejam explicadas. Eu vou preparar o meu time para ganhar independentemente de quem estiver do outro lado - disse.


O comandante questionou o fato de o árbitro que estará no duelo não ser um dos representantes brasileiros no quadro da Fifa (Federação Internacional de Futebol).

- Antes de responder, acho importante destacar algumas incoerências, que é o que meu preocupa. Todo árbitro que vai crescendo, vai sendo testado em jogos importantes. E a partir do momento que vai a um jogo importante e não vai bem, não está apto. Ele não teve atuação segura (jogo Palmeiras x Flamengo), não conseguiu segurar ânimos. Ele foi testado em uma condição difícil e não foi bem. Por que vai de novo? O Brasil tem dez árbitros Fifa e nenhum deles é capaz de apitar uma semifinal de Copa do Brasil? O Flamengo não quer favorecimento. Quero disputa sadia, ganhar por mérito. Mas tem coisas que não têm explicação. - apontou.

O treinador falou ainda sobre a possibilidade de utilizar Paquetá e Cuéllar, que estão nos Estados Unidos, com a Seleção Brasileira e colombiana, respectivamente:

- O Flamengo está fazendo todos os esforços para contar com dois jogadores que são importantes, que estão tendo boas atuações ao longo do ano. Temos a expectativas de, se chegarem em condições, usá-los. Vão ser reavaliados assim que chegarem para saber em que condição vamos contar com eles. A partir daí, vamos tomar a decisão se começam jogando ou entram depois.

Veja outros tópicos da coletiva de Barbieri

Provocação de Andrés Sanchez a Bandeira pode influenciar em campo?


O que eu acho que é importante frisar é a própria declaração dele de alguns dias atrás, quando disse que tentou unir o futebol brasileiro e, agora, fala assim. Não vejo como uma coisa é compatível com a outra. Acho que os jogadores são profissionais, mas isso, em parte, influencia para ânimos fiquem mais exaltados. Acho que temos de nos preparar para ter uma disputa sadia e correta.

Como preparar jogadores para jogo com árbitro que não agradou?

Em relação aos jogadores, tem de focar. Gostando dele ou não, tem de procurar respeitar e buscar o que está sob nosso controle. Temos de fazer uma partida firme, determinada, contando com o apoio da torcida. Temos o melhor aproveitamento em casa no Brasileiro. Claro que Copa do Brasil é outro momento, mas a torcida nos ajuda muito.

Árbitro

Entendo que ele é profissional e que pode ter errado em outro momento. Não questiono a índole dele. Questiono a escolha de um árbitro sem o escudo Fifa com o Brasil tendo 10 árbitros Fifa.

Nenhum (medo de retaliação). Torço para que ele faça um excelente jogo e tenha decisões acertadas. O que queremos é uma disputa honesta e quem tiver mais méritos ganhe

Oscilação do time

Temos de analisar o contexto como um todo. A gente vem de 53 dias sem semana cheia de trabalho. Isso não é exclusividade do Flamengo, mas a maioria dos times que passam por isso tem tido dificuldade. Acho que no último jogo demos demonstração de força importante. Adversário veio fechado e criamos bastante.

Equipe está muito determinada e focada em vencer. Temos de saber lidar com esses momentos de alta e baixa durante o jogo e campeonato. Temos achado as soluções e vamos usar isso.

Clima para o jogo

Toda essa polêmica que surge são ocasionadas por essas incoerências. Claro que torcedor está inflamado. E não só o do Flamengo, o torcedor brasileiro. Tidos cobram profissionalismo, mas vemos isso. Ele (torcedor) quer ver uma partida honesta e isso tudo se cria uma dúvida. Mas eu tenho de me ater à minha equipe

Ataque definido?

Não tenho como adiantar quem inicia, mas qualquer escolha que fizemos, vai conseguir dar conta. Principalmente na posição do 9, contamos e temos confiança nos três

Importância de Diego Alves

Fundamental. Além de referência técnica, é uma goleiro excepcional, é uma liderança da equipe. Tem uma influencia grande sobre a equipe, assim como equipe. Ter um jogo com dois jogadores assim engrandece o espetáculo. Acho que deveríamos falar mais sobre a grandeza desse jogo. Uma pena que temos sempre de voltar a esses assuntos

Paquetá pode atuar em outra função devido ao desgaste?

Paquetá já atuou em outras funções. É uma possibilidade, mas não podemos esquecer que é a equipe. O Flamengo não joga em função do Paquetá, ele que está inserido. Quando ele chegar, vamos reavaliá-lo e saber onde poderemos usá-lo para ajudar melhor

Prefere Corinthians com ou sem Fagner, por estar voltando de lesão

A escolha é do Jair e vamos enfrentar da melhor maneira.

Rodinei e Marlos

Vão se reavaliados e a utilização deles ou não depende da disponibilidade deles ou não. Se qualquer um estiver à disposição, vamos fazer a melhor escolha em relação ao adversário.

Primeiro jogo em casa

Sabemos que é importante buscar uma vantagem porque o fator casa é importante. Em relação ao jogo do Cruzeiro, o que aconteceu foram detalhes e não conseguimos devolver o placar. O fato de ter vencido em Minas (contra o Cruzeiro, Libertadores) e um grande jogo no Sul (contra o Grêmio, Copa do Brasil), nos dá confiança de que podemos ir buscar a vitória fora. Jogando em casa, tem de saber se impor, mas sempre tendo em mente de que é uma decisão de 180 minutos.

Facebook Lance Twitter Lance