Vida pode ser punido pela Fifa após vídeo polêmico com suposta ofensa
menu button lance
lancelogo lancelogo lance
header-CopaDoMundo

Vida pode ser punido pela Fifa após vídeo polêmico com suposta ofensa

Rússia x Croácia
Vida foi autor de gol croata na prorrogação. Croácia eliminou a Rússia da Copa do Mundo, neste sábado, nos pênaltis (Foto: AFP)
LANCE! - 08/07/2018 - 12:13
Sochi (Rússia)
O zagueiro Vida foi protagonista dentro e fora de campo na vitória da Croácia sobre a Rússia, que classificou a seleção croata, nos pênaltis, para as semifinais da Copa, neste sábado. Dentro de campo, o zagueiro foi autor do segundo gol da Croácia na prorrogação. Fora de campo, se envolveu em polêmica após aparecer em vídeo, logo depois da partida, dizendo "Glória a Ucrânia", tendo em vista que os dizeres fazem menção a um slogan de um grupo nacionalista anti-russo ucraniano. O zagueiro disse que tudo não se passou de uma brincadeira.

O vídeo gerou algumas confusões na madrugada deste domingo. Os russos não gostaram do que seria uma suposta provocação e entoaram nas ruas de Moscou gritos anti-croatas. Vida jogou por cinco anos na Ucrânia, defendendo as cores do Dynamo de Kiev, antes de se transferir para a Turquia, onde, atualmente, joga pelo Besiktas.

- Essa vitória é para a Croácia. Não tem política. Eu tenho amigos na Ucrânia desde meus tempos no Dynamo de Kiev. Eu não quis dizer nada, é apenas uma brincadeira. Eu gosto dos russos, é só uma brincadeira - disse o zagueiro ao sports.ru

Ao lado de Vida, no vídeo, está o ex-jogador da seleção croata Ognjen Vukojević, que há quatro anos se aposentou da Croácia. O ex-volante é olheiro do Dynamo de Kiev e diz que "essa vitória é para o Dynamo de Kiev e para toda a Ucrânia".

O estatuto da Fifa proibe a discriminação no campo político. Entretanto, é provável que Vida não tenha uma punição, tendo em vista que seus dizeres são passíveis de diversas interpretações. A tendência é que o jogador pague apenas uma multa.

A Croácia fez uma partida emocionante contra a Rússia. A partida foi para a prorrogação, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Na prorrogação, Vida abriu o placar e Mário Fernandes empatou. Nas penalidades, a Croácia converteu quatro cobranças e se classificou para a próxima fase, onde enfrenta a Inglaterra, nesta quarta-feira, às 15h, em Moscou.




Facebook Lance Twitter Lance