Luis Enrique, ex-Barcelona, é cotado para ser o novo técnico da Espanha

Com a provável saída de Hierro, Luis Enrique é visto como principal nome para assumir a seleção espanhola. Michel e Quique Sanchez Flores também são candidatos à vaga 

Luis Enrique - Juventus x Barcelona
Luis Enrique conquistou o 'triplete' como técnico do Barcelona (Foto: Giuseppe Cacace / AFP)

Escrito por

A eliminação da Espanha na Copa do Mundo colocou fim a trajetória pelo bicampeonato e também para a curta passagem de Fernando Hierro à frente da seleção. Chamado às pressas para substituir Julen Lopetegui, demitido a dois dias da estreia do Mundial, a permanência do treinador no próximo ciclo é praticamente inviável. Com isso, nomes começam a ser especulados e o de Luis Enrique, ex-Barcelona, é apontado como favorito para o cargo. 

Campeão do 'triplete' - nome dado a conquista de três competições no mesmo ano - pelo Barcelona, Luis Enrique carrega um currículo vitorioso e tem a simpatia dos torcedores, que votaram pela sua escolha no 'Diário Marca'. A Federação Espanhola também o vê com bons nomes  devido ao seu estilo de jogo, tendo dado novas opções de ataque ao 'tiki-taka'. 

O ponto que pesa contra é a sua personalidade forte, que gerou atritos com jogadores de dentro da seleção espanhola e com a imprensa local. Quando técnico do Barcelona, ficou marcado pelas respostas ríspidas e alguns bate-bocas com os jornalistas. Além de Luis Enrique, os nomes de Michel e Quique Sanchez Flores também concorrem à vaga. 

Míchel passou por Olympique de Marselha, Olympiacos, e Sevilla. É visto como um treinador de grupo, com bom relacionamento com jogadores e é amigo pessoal de Sergio Ramos, capitão da seleção espanhola. O problema é que seu currículo não carrega títulos de expressão ou grandes campanhas em torneios internacionais. 

Quique Flores já passou por clubes de peso como Atlético de Madrid, Valencia e Benfica. É visto como um treinador que sabe moldar sua equipe de acordo com o adversário que enfrenta, o problema é que a posse de bola não é um estilo bem visto pelo treinador. Costuma jogar no contra-ataque e usar a bola parada como arma. 

A Espanha volta a campo apenas no dia 8 de setembro, quando estreia na Liga das Nações contra a Inglaterra. A seleção espanhola está no Grupo 4 também ao lado da Croácia no torneio. Por curiosidade, ambas as seleções estão nas quartas da Copa do Mundo. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter