Presidente da Conmebol quer Copa com 48 seleções já em 2022

Alejandro Domínguez também reiterou o desejo da realização do Mundial de 2030 na América do Sul, com candidatura conjunta de Argentina e Uruguai

Gianni Infantino e Alejandro Domínguez - 68º Congresso da Conmebol
Infantino e Domínguez no 68º Congresso da Conmebol (Foto: Eitan Abramovich / AFP)

Escrito por

A Fifa deseja a Copa do Mundo de 2026 inchada, com 48 seleções em vez de 32. No ponto de vista do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, a mudança poderia valer já para 2022. No 68º Congresso Ordinário da entidade, em Buenos Aires, o mandatário afirmou que todas as federações da América do Sul desejam o aumento de equipes e reforçou o desejo de que o Mundial de 2030 seja realizado no continente, com a candidatura conjunta entre Argentina e Uruguai.

- Como nós pensamos grande e porque queremos fazer justiça, quero fazer a entrega de uma carta de solicitação assinada pelos dez países da Conmebol para que o Mundial de 2022 se jogue com 48 equipes - afirmou Domínguez:

- Estamos pedindo que o mundial volte a sua casa quando a Copa completará 100 anos - disse o mandatário, referindo-se à primeira edição do torneio, disputado e vencido pelo Uruguai, em 1930.

Presente ao congresso da Conmebol, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que vai "estudar" a proposta da entidade sul-americana.

- Foi eu que abri o Mundial para 48 equipes. E temos essa petição da Conmebol, que parece uma ideia interessante. Mas temos que estudar a factibilidade dessa proposta. Se é ou não factível. É algo muito interessante e teremos que estudar a sério - disse Infantino.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter