Pool da Copa: Renovação sul-americana?
menu button lance
lancelogo lancelogo lance
header-CopaDoMundo

Pool da Copa: Renovação sul-americana?

Gabriel Jesus
Gabriel Jesus pede passagem apesar da Copa irregular (Foto: AFP)
Pool da Copa  - 09/07/2018 - 09:50
El Observador (Uruguai)
Leo Messi, Neymar, James Rodriguez, três grandes figuras sul-americanas voltaram para casa cedo e deixaram a questão no ar: está na hora de renovar?

Atrás são jovens que já exibiram sua categoria em seus clubes ou equipes e estão surgindo como os herdeiros de uma geração excepcional, mas não conseguiram coroar sua categoria, com grandes atuações nesta Copa do Mundo.

O argentino Paulo Dybala, o colombiano Juan Fernando Quintero e o brasileiro Gabriel Jesus representam essa nova camada que pode explodir na Copa América do Brasil em 2019.

O valor de 'A joia'

A rodada de perguntas na Argentina: por que um dos melhores jogadores de sempre, Messi, e outro talentoso testado em um clube de elite como a Juventus, Dybala, quase não jogaram juntos no Mundial?

'A Joia' Dybala entrou menos de meia hora na queda da Argentina contra a Croácia (3 a 0), quando a equipe de Messi parecia desmoralizada pelo grave erro de goleiro Willy Caballero, e não pôde mostrar o seu talento.

Durante a Copa do Mundo, Dybala (24 anos) disse que ele e Messi jogam em "posições semelhantes", mas eu acho que eles podem "jogar juntos" na Albiceleste.

- Eu tenho que procurar a afinação de um jogador tão absoluto quanto Dybala e Messi, pois eles podem se completar - disse Jorge Sampaoli. Isso quase nunca aconteceu.

A equipe argentina correu para fora para ver se um diálogo entre dois jogadores, um de grande classe, mil vezes testado, e outro surgindo, levou a Albiceleste mais do que um decepcionante oitavo-de-final.

Um 10 como aqueles do passados

Juan Fernando Quintero teve que ser o maestro colombiano quando feriu o astro do café James Rodríguez. E ele pegou o bastão sem se chocar.

De boa posição e melhor acertado, Quintero já havia mostrado flashes de sua categoria no River Plate argentino, onde é proibido maltratar a bola.

Os 25 anos tem reivindicado o mundialmente os '10' em perigo de extinção, os organizadores procurado por grandes clubes novamente em meio a um futebol mais físico e velocidade.

Ronaldo ou Eto'o

Gabriel Jesus é um atacante que foi chamado para explodir na Copa do Mundo da Rússia se Neymar o tivesse ajudado com muito mais frequência. Mas Menino estava mais para um Oscar de Hollywood para o sexto título brasileiro e o atacante Manchester City foi isolado, incapaz de mostrar por que lutar cada polegada do lugar do consagrado Sergio Aguero no seu clube.

Dani Alves lembra seu compatriota Ronaldo, e seu treinador no Manchester City, o famoso Pep Guardiola, Samuel Eto'o. Nada mal para um jovem de 21 anos.

O futebol sul-americano precisa deles, a Copa América Brasil-2019 os aguarda.

* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.


Montagem Lance!/El Observador
LANCE! e El Observador são parceiros no Pool da Copa
Facebook Lance Twitter Lance