Pool da Copa: 'O dilema de se apontar um novo favorito'
menu button lance
lancelogo lancelogo lance
header-CopaDoMundo

Pool da Copa: 'O dilema de se apontar um novo favorito'

Montagem França x Bélgica / Croácia x Inglaterra
Semifinais começam nesta terça (Foto: AFP)
Pool da Copa - 10/07/2018 - 08:10
El Tiempo (Colômbia)
O pontapé inicial das semifinais da Copa do Mundo será nesta terça-feira e estamos diante de um dilema inesperado: a que nós vamos dar nossa torcida? Eu não estou dizendo orações, rezas, apenas torcida, porque as rezas se esgotaram nas oitavas de final. A resposta seria simples se os semifinalistas apontassem grandes seleções do futebol mundial, grandes bandeiras na verdade.

Mas, como se aprofundar nesta análise para criarmos tipos de argumentos para gerar alguma afinidade: o jogo mágico dos Belgas? a velocidade do timefrancês? a linda camisa xadrez da Croácia? O jogo aéreo da Inglaterra? Neste último caso, teríamos que dizê-lo em voz baixa.

Mas você tem que escolher. Lembre-se que você, os verdadeiros fãs de futebol, nunca dizem 'ganhe o melhor'. Então decida e diga com firmeza, por isso não fique convencido: Croácia! Bélgica! França !, ou a outra que, sabemos, é muito boa.

No futebol, muitas vezes acontece que quando a nossa equipe não concorre, escolhemos os mais fracos, como uma causa comum de resistência. Mas, neste caso, mesmo esse argumento escorrega porque os 4 são pares. Apenas no caso há um desafio entre dois que já ganharam uma vez a Copa do Mundo (Inglaterra e França) e dois que nunca venceram (Bélgica e Croácia). Isso, talvez, pode guiá-los um pouco.

Mas se você ainda está indeciso, e considerando que todos são europeus, impedindo-nos uma afinidade geográfica, o que se melhor olhar para as estrelas, que não são nem Neymar ou Messi ou Cristiano. Agora eles são o talentoso Hazard, da Bélgica; o rápido Mbappé, da França; o precisa Modric, Croácia, e todos nós sabemos o da Inglaterra. Não o descartem porque nos deu uma dor de cabeça e sabemos que é um goleadorr voraz. Finalmente, figuras que representam semifinalistas, e talvez, nos confundam ainda mais.

Eu proponho então revisar o que essas equipes fizeram em seus cinco jogos. Bélgica (Por que sempre começo pelos belgas? Um indicador?) ganhou 5; França, 4; Croácia, 3, como a Inglaterra. Isso pode nos dar luzes. Se não, não fique desapontado. A Copa do Mundo não acabou, e acredite em mim você vai sentir falta depois. Por agora, ter uma chance, encontrar afinidade, ou seja, para uma semifinal em que há emoções a serem empenhadas por você.

* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.

Montagem Lance!/El Tiempo
LANCE! e El Tiempo são parceiros no Pool da Copa
Facebook Lance Twitter Lance