Jogo do Brasil com mais gols em Copas do Mundo completa 80 anos

Em 5 de junho de 1938, na Copa da França, Seleção Brasileira venceu a Polônia por 6 a 5. Até 2014, jogo era também aquele em que o Brasil não tinha sofrido gols...

Brasil 6x5 Polônia na Copa de 1938
Seleção Brasileira contra a Polônia na Copa do Mundo de 1938 (Fifa/divulgação)

Escrito por

Brasil 6 x 5 Polônia, Estrasburgo, França, dia 5 de junho de 1938. Após 80 anos, a estreia da Seleção naquela Copa do Mundo ainda é o jogo do Brasil com mais gols na história dos Mundiais: 11 (Áustria 7x5 Suíça, em 1954, é o duelo com mais bolas na rede no geral). Até a semifinal de 2014, quando os brasileiros foram massacrados por 7 a 1 para a Alemanha, era também a partida em que a Seleção mais tinha sofrido gols em Copas.

Naquela época, todos os jogos eram eliminatórios e o jogo terminou empatado em 4 a 4 no tempo normal, seguido de vitória brasileira por 2 a 1 na prorrogação. Leônidas da Silva, o Diamante Negro, marcou quatro vezes contra os poloneses, um deles de forma inusitada. O atacante perdeu uma das chuteiras no lance e mandou, descalço, a bola para a rede. O árbitro não percebeu e validou o gol. Ernest Wilimowski, da Polônia, também fez quatro.

A Seleção venceu os poloneses com Batatais, Domingos da Guia e Machado; Zezé Procópio, Martim Silveira e Afonsinho; Lopes, Romeu Pellicciari, Leônidas da Silva, Perácio e Hércules, time este comandado por Ademar Pimenta. Pellicciari Perácio marcaram os outros gols da equipe no duelo.

Na etapa seguinte, nas quartas de final, o Brasil fez dois jogos contra a Tchecoslováquia. Como um jogo empatou em 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação, o regulamento previa partida-desempate, na qual a Seleção venceu por 2 a 1, e foi à semi. Uma derrota por 2 a 1 para a Itália eliminou o Brasil, que venceu a Suécia por 4 a 2 depois e ficou com o terceiro lugar.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter