Curiosidades das Copas: Em 86, Dinamarca encanta e frustra
menu button lance
lancelogo lancelogo lance
header-CopaDoMundo

Curiosidades das Copas: Em 86, Dinamarca encanta e frustra

Dinamarca 6 x 1 Uruguai - 1ª fase da Copa de 86
Dinamarca encantou na primeira fase em 1986 (Foto: Reprodução/Twitter)
LANCE! - 31/05/2018 - 17:45
São Paulo (SP) 
A Copa de 1986 foi a Copa de Maradona. Mas na primeira fase, os holofotes acabaram se direcionando para um grupo de jogadores de uma seleção nórdica. A Dinamarca, comandada por Sepp Piontek, brilhou com futebol técnico e ofensivo, liderada pelo capitão Morten Olsen e por Preben Elkjaer, campeão italiano pelo Verona na temporada 84-85, além do jovem Michael Laudrup, da Juventus (ITA). 

Os dinamarqueses chegaram com um status importante no México pela boa campanha na Eurocopa de 84, disputada na França. No torneio continental, caíram apenas nas semifinais, e nos pênaltis, para a Espanha. No Mundial, a equipe caiu em grupo destacado entre os mais fortes, com dois campeões do mundo: Uruguai e Alemanha. Estreou vencendo a Escócia por 1 a 0, depois goleou os uruguaios por 6 a 1, fazendo jus ao apelido de Dinamáquina, e, por fim, derrotaram os poderosos alemães por 2 a 0. Nove gols em três jogos que colocaram naturalmente a seleção entre as candidatas ao título. 

Nas oitavas de final viria a enorme frustração. Diante da Espanha, contra quem havia travado acirrado duelo nas semifinais da Euro de dois anos antes, a Dinamarca saiu na frente e levou uma virada que transformou-se em goleada. A seleção ibérica venceu por 5 a 1 com quatro gols de Emilio Butragueño. O sonho da Dinamarca ficou aprisionado na primeira fase!

Butragueño marca pela Espanha contra a Dinamarca na Copa do Mundo de 1986
Butragueño foi o carrasco da Dinamarca nas oitavas de final da Copa do Mundo do México, em 1986 (FOTO: JOEL ROBINE / AFP)
CAMPANHA DA DINAMARCA EM 1986

Dinamarca 1 x 0 Escócia - primeira fase
Gol: Elkjaer

Dinamarca 6 x 1 Uruguai - primeira fase
Gols: Elkjaer (3), Lerby, Laudrup e J.Olsen (DIN); Francescoli

Dinamarca 2 x 0 Alemanha - primeira fase
Gols: J.Olsen e Eriksen 

Dinamarca 1 x 5 Espanha - oitavas de final 
Gols: J.Olsen (DIN); Butragueño (4) e Goikoetxea (ESP)

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance