Brasil é destaque no Campeonato Mundial de Futebol pela Amizade
menu button lance
lancelogo lancelogo lance
header-CopaDoMundo

Brasil é destaque no Campeonato Mundial de Futebol pela Amizade

Gustavo Cintra
Daniel Guimarães/CBF
LANCE! - 12/06/2018 - 22:28
Rio de Janeiro (RJ)
O futebol tem um grande poder de integração. E nesta terçaf-feira, pessoas de diferentes países, raças, cleros e etnias se encontram no CT do Lokomotiv, em Moscou, que sediou o Campeonato Mundial de Futebol pela Amizade. Promovido pelo Football for Friendship (F4F), o evento reuniu mais de 1.500 crianças, de 211 países, e proporcionou uma verdadeira festa para os jovens atletas participantes. Através do embaixador Gustavo Cintra, zagueiro da equipe Sub-13 do Fluminense, o Brasil teve participação de destaque na competição.

O Campeonato tem como objetivo passar os conceitos-chave do F4F da Escola dos Nove Valores: amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, devoção, vitória, tradição e honra, metodologia reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como excelente módulo educacional. Com atletas de diferentes gêneros e nacionalidades, os participantes foram divididos em 32 times. Cada formação recebeu o nome de um animal em extinção e Gustavo representou o Brasil no time do Dragão de Komodo.

O jovem atleta do Fluminense atuou na equipe com representantes de República Dominicana, Guiné Bissau, País de Gales, Filipinas e Quênia. Através da linguagem universal do futebol, a garotada mostrou bom entrosamento. Nos poucos momentos de dificuldades, Gustavo, que tem bom conhecimento no inglês, atuou como tradutor para proporcionar a comunicação entre todos os colegas. Maior do time em estatura, ele também teve grande tamanho em liderança. Honrando a braçadeira de capitão que ostentou, buscou muitas vezes a bola no fundo da rede dos gols sofridos pela equipe e passou orientações aos parceiros.

A competição foi disputada em dois turnos, sendo manhã e tarde/noite. No primeiro período, aconteceu a fase de grupos e o time de Gustavo avançou com duas vitórias e uma derrota. Como os campos eram de dimensões reduzidas, o jovem zagueiro aproveitou para subir ao ataque várias vezes e a estratégia deu certo: seis gols anotados por ele. O planejamento continuou na fase mata-mata e ele anotou mais dois gols nas quartas de final, um na semi e um na grande decisão. O título acabou escapando com revés por 2 a 1 na final, mas a própria competição ensinou que há valores tão importantes, como o sincero cumprimento do adversário após o duelo, que valem tanto quanto vencer.

Além de Gustavo, o Brasil também é representado por Luíza Zein no F4F 2018. A saltadora do Fluminense está em Moscou na função de repórter mirim e vai participar do Centro de Imprensa Internacional para Crianças do Futebol pela Amizade. Ela também faz a cobertura do evento e, ao lado do colega do Tricolor das Laranjeiras, integrará o Sexto Fórum Internacional para Crianças Futebol pela Amizade, onde serão discutidos os caminhos para promover os valores chave do programa em todo o mundo.

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance