Quem é Luis Rubiales? Conheça presidente da federação espanhola que beijou jogadora na boca

Incidente ocorreu após o título mundial da Roja na Copa do Mundo Feminina

000_33T46PF-aspect-ratio-512-320
Luis Rubiales em evento da seleção espanhola (Foto: Pierre-Philippe MARCOU / AFP)

Escrito por

A final da Copa do Mundo Feminina, realizada no dia 20 de agosto, completou a história da seleção da Espanha, que conquistou o título da competição pela primeira vez. Ainda na primeira etapa, Olga Carmona marcou o gol do triunfo sobre a Inglaterra. Porém, durante a premiação das jogadoras, um incidente chamou a atenção dos espectadores.

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, abraçava as jogadoras com uma intimidade minimamente curiosa para quem teve problemas com as mesmas atletas durante o ciclo preparatório para a competição. Uma delas, a craque Jennifer Hermoso, foi beijada na boca pelo mandatário, sem tempo para reagir à ação.

- Certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má fé em um momento de máxima efusividade. Aqui (na Espanha) vimos isso de forma natural, mas lá fora se formou uma comoção. Tenho que me desculpar, aprender com isso e entender que, quando se é presidente, tem que ter mais cuidado - disse o chefe da federação.

QUEM É LUIS RUBIALES?
O presidente da RFEF nasceu em 23 de agosto de 1977, na região de Las Palmas de Gran Canaria. Ex-jogador de futebol, jogou pelas divisões de base do Atlético de Madrid e se profissionalizou no Guadix, posteriormente passando por clubes de mais expressão, como Xerez e Levante. Ao se aposentar, assumiu a presidência da Associação de Futebolistas Espanhóis, permanecendo no cargo até 2017 e renunciando apenas pelo desejo de tomar a frente da RFEF.

rfef2209_23 (1)
Luis Rubiales em evento da federação espanhola (Divulgação / RFEF)

Ao vencer a eleição em 2018, uma de suas primeiras ações já foi polêmica. Dias antes do início da Copa do Mundo masculina, Rubiales demitiu o treinador Julen Lopetegui, que supostamente estaria negociando com o Real Madrid para comandar o clube merengue após o Mundial da Rússia. Em seu lugar, assumiu Fernando Hierro, que não conseguiu levar a Fúria ao título e acabou caindo nas oitavas de final para as donas da casa.

CONVERSAS PRIVADAS
A intimidade de Luis Rubiales parece ser obscura. Em diversas oportunidades, o mandatário criou polêmica ao ter conversas de WhatsApp e documentos vazados. O site "El Confidencial" divulgou áudios de conversas entre o presidente e o ex-zagueiro Gerard Piqué, que teria recebido uma bonificação de 24 milhões de euros em 2019, em pagamento de comissão por ter ajudado a levar a Supercopa da Espanha para a Arábia Saudita. O mesmo site também publicou uma conversa onde Rubiales diminuiu clubes médios do país, como Villarreal, Sevilla e Valencia, além de dizer que "sentia pena do Atlético de Madrid".

MOMENTOS TENSOS
A primeira polêmica de Luis com a seleção feminina aconteceu em setembro de 2022. Atletas da equipe pediram a demissão de Jorge Vilda, alegando pouco fruto nos treinamentos e insatisfação com o comandante. O chefe da RFEF, porém, negou o pedido, manteve o técnico em seu cargo e aumentou ainda mais o desagrado das jogadoras. No fim das contas, das 15 que assinaram o requerimento, apenas três foram chamadas por Vilda para estar na delegação campeã mundial.

Luis Rubiales
Rubiales faz gesto obsceno em comemoração do título (Foto: Reprodução)

Já durante a final, ao momento do título espanhol, Rubiales celebrou fazendo um gesto obsceno. Colocando a mão em suas partes genitais, o presidente gritou "chupa" em direção ao campo. Porém, o ato foi antiético: além de ser indecoroso, o gesto foi feito ao lado da rainha da Espanha, Letizia Ortiz.

No campo, durante a premiação, viria o beijo em Jenni Hermoso. A camisa 10 da Roja foi abraçada de forma forte pelo chefe e recebeu o beijo sem ter tempo para reagir. Em live no Instagram após descer para os vestiários, a meia-atacante afirmou "não gostei, mas o que poderia fazer?". Após críticas nas redes sociais e até de ministros espanhóis, Luis Rubiales recuou e pediu desculpas publicamente pelo ocorrido.

Desde 2018 no cargo como presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Rubiales ganhou as reeleições em setembro de 2020. Seu mandato atual tem duração até 2024.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter