Vantagem? Gratidão? O reencontro entre Jair Ventura e Botafogo
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Vantagem? Gratidão? O reencontro entre Jair Ventura e Botafogo

  •  Corinthians x Cruzeiro - Jair Ventura
    Jair Ventura: confira imagens do técnico quando comandava o Botafogo a seguir (Foto: Gero Rodrigues/Ofotografico)
  •  Jair Ventura
    Imagens de Jair Ventura pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
  •  Jair Ventura e Bruno Silva
    Imagens de Jair Ventura pelo Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo)
  •  Jair Ventura
    Imagens de Jair Ventura pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
  •  Jair Ventura
    Imagens de Jair Ventura pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/BFR)
  •  Jair Ventura - Botafogo
    Imagens de Jair Ventura pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva - SSPress - Botafogo)
  •  Jair Ventura - Botafogo
    Imagens de Jair Ventura pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
  •  Jair Ventura - Treino do Botafogo
    Imagens de Jair Ventura pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
  •  Jair Ventura - Treino do Botafogo
    Imagens de Jair Ventura pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
  •  Jair Ventura - Botafogo x Nova Iguaçu
    Imagens de Jair Ventura pelo Botafogo (Foto: Celso Pupo/Fotoarena/Lancepress!)
Felippe Rocha, Guilherme Amaro e Lazlo Dalfovo - 03/11/2018 - 08:05
Rio de Janeiro (RJ)
Enfim chegou o dia de um aguardado reencontro para torcedor do Botafogo. Mas nem com tanta saudade assim do técnico Jair Ventura, que guiou o Glorioso durante um ano e quatro meses entre 2016 e 2017. O atual comandante do Corinthians ainda passou pelo Santos antes chegar no rival deste domingo do clube da Estrela Solitária.

Quando assumiu o comando técnico do Botafogo, Jair Ventura substituiu Ricardo Gomes. E mesmo fazendo poucas trocas de jogadores, montou uma equipe mais reativa (como se diz atualmente), que emendou vitórias em série e disparou da briga contra o rebaixamento, em agosto para uma vaga na Copa Libertadores.

E o ano passado do Alvinegro Carioca não foi, num todo, negativo. Na Copa do Brasil, foi eliminado na semifinal pelo Flamengo. No principal torneio do continente, caiu para o Grêmio nas quartas de final, depois de grandes festas no Estádio Nilton Santos e ótimas atuações ao longo da temporada.

Contudo, a lamentável reta final de Campeonato Brasileiro, que culminou com a perda de uma vaga na Copa Libertadores deste ano, mais algumas declarações do treinador e a aceitação da proposta para treinar o Santos foram mal digeridas pela torcida. Tanto que, em pesquisa feita por este LANCE!, nesta semana, 64% dos torcedores dizem não sentir falta do treinador.

Jair Ventura
Pelo Corinthians, Jair soma 12 partidas: tem 3 vitórias, 4 empates e 5 derrotas (Foto: Marco Galvão/Fotoarena/Lancepress!)
E olha que nem nos piores momentos, o Glorioso, sob as ordens de Jair, esteve tão mal como mostra a classificação do Brasileiro. É bem verdade que, na atual temporada, ao menos o Campeonato Carioca foi conquistado, enquanto o técnico do Corinthians segue em busca do primeiro troféu como profissional.

- Enfrentar o Botafogo vai ser diferente. Tenho uma gratidão muito grande pelo clube, que formou como treinador. Cheguei em 2008 como estagiário, em 2009 fui efetivado, fiz algumas funções na comissão técnica até ser treinador em 2016. Vai ser gostoso reencontrá-lo - disse Jair Ventura, que não vê vantagem em enfrentar o clube carioca; e explica:

- Não vejo vantagem, mudou bastante desde a minha saída. Já é o quarto treinador (Felipe Conceição, Alberto Valentim, Marcos Paquetá e Zé Ricardo, o atual). Cada treinador implanta algo diferente. Não acho que levo vantagem.

De 2016 para 2017, o Botafogo passou por mudanças de jogadores, mas conseguiu atacar mais, especialmente no primeiro semestre. No Corinthians, porém, a missão de Jair é mais desafiadora. Chegou para a reta final da temporada - tem apenas 12 jogos até aqui - de um time que passa por seguidos desmanches. Mas tenta, agora, fazer o Timão, assim como fez no Bota, evoluir.


E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance