Dá pra sonhar com G8 ou G9? Matemáticos pedem cautela

Caso Grêmio vença a Libertadores e o Flamengo, a Sul-Americana, a zona de classificação para a Libertadores-2018 pode aumentar. Tristão Garcia pede calma aos torcedores

Palmeiras x Cruzeiro
MARCELLO FIM / RAW IMAGE

Escrito por

A presença do Grêmio na grande decisão da Libertadores, além da classificação do Flamengo para as semifinais da Sul-Americana, animaram os torcedores dos times que estão na metade da tabela do Brasileiro. O motivo é simples: chances matemáticas.

Como Grêmio e Flamengo estão entre os oito colocados, se ambos conquistarem seus respectivos torneios, abrirão duas vagas para a Libertadores-2018 no Campeonato Brasileiro, e o atual G7 aumentaria para G8 ou até G9. Os beneficiados diretos seriam o Botafogo, Vasco e Atlético-MG, clubes que estão muito próximos da zona de classificação.

No entanto, os torcedores precisam conter a animação. Segundo o matemático Tristão Garcia, caso Grêmio e Flamengo sejam campeões continentais as chances matemáticas dos dois seriam divididas entre os clubes que ainda estão na disputa. 

- Embora ao leigo pareça próximo, isso está longe de acontecer ainda.

Antes de contar com o título do rival, os clubes precisam pontuar no Brasileirão, pois quem alcançar a melhor posição será mais beneficiado caso Grêmio e Fla consigam a proeza do título.

- Se tudo acontecer favoravelmente, as chances ficam pouco acima de 10%. O Botafogo passaria a ter quase as chances atuais do Grêmio (97%), e o Vasco teria as chances atuais do Flamengo (64%) - completa Tristão.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter