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Consultor alerta que provocações em redes sociais podem virar 'armadilhas' para clubes

  •  Botafogo x Flamengo
    Após o apito final decretar sua vitória por 2 a 1, o Flamengo soltou no Twitter: 'Não adianta fugir, não adianta correr'  Reprodução
  •  Botafogo x Flamengo
    Botafogo rebateu indignado. Antonio Tabet, vice de comunicação do Fla, disse que provocação era sobre Bota tentar adiar jogo Reprodução
  •  Flamengo comemora terceiro rebaixamento do Vasco (Foto: Reprodução)
    Em 2015, Flamengo postou imagem do gol de Petkovic no Twitter para ironizar queda do Vasco, que ocorreu pela terceira vez Flamengo comemora terceiro rebaixamento do Vasco (Foto: Reprodução)
  •  Flamengo ironiza terceiro rebaixamento do Vasco (Foto: Reprodução)
    Rubro-Negro ainda ironizou frase de Eurico Miranda na qual dirigente falou que se acreditasse na queda 'ia para Sibéria' Flamengo ironiza terceiro rebaixamento do Vasco (Foto: Reprodução)
  •  Vasco 1x1 Flamengo - primeira do Vasco (Foto: Reprodução)
    Após Vasco e Flamengo empatar em 1 a 1, Cruz-Maltino ironizou manutenção de tabu  Vasco 1x1 Flamengo - primeira do Vasco (Foto: Reprodução)
  •  Vasco 1x1 Flamengo - 2016 - segunda provocação (Foto: Reprodução)
    Fla reagiu com anos de títulos (Cariocas, Copa do Brasil e Taça Rio) e ironizou rebaixamentos Vasco 1x1 Flamengo - 2016 - segunda provocação (Foto: Reprodução)
  •  Vasco 1x1 Flamengo - 2016 - terceira provocação CERTO (Foto: Reprodução)
    Twitter do Vasco divulgou uma imagem de 'recibo' a ser entregue a freguês, debochando do Fla não ter estádio próprio Vasco 1x1 Flamengo - 2016 - terceira provocação CERTO (Foto: Reprodução)
  •  Vasco 1x1 Flamengo - 2016 - terceira provocação (Foto: Reprodução)
    Flamengo rebateu pedindo para clicar em um site que direcionava para a Série A Vasco 1x1 Flamengo - 2016 - terceira provocação (Foto: Reprodução)
  •  Vasco 1x1 Flamengo - 2016 - Quinta provocação (Foto: Reprodução)
    Twitter do Cruz-Maltino voltou a ironizar ausência de estádio próprio do rival, mostrando foto de São Januário Vasco 1x1 Flamengo - 2016 - Quinta provocação (Foto: Reprodução)
  •  Fluminense - Tweet de charuto apagado
    Após a vitória por 1 a 0 do Fluminense sobre o Vasco, Twitter do Tricolor fez referência ao hábito de Eurico fumar charutos Fluminense - Tweet de charuto apagado (Foto: Divulgação)
  •  Humor esportivo - Fluminense x Vasco
    No dia do aniversário do Fluminense, Vasco ironizou postagem do rival que dizia que o Tricolor abriu as portas para negros (Foto: Reprodução/Twitter)
  •  Gre-Nal 2016 (Foto: Reprodução)
    Ao fim do Gre-Nal no BR-2016, os rivais trocaram farpas pela expulsão de Rodrigo Dourado  Gre-Nal 2016 (Foto: Reprodução)
RADAR / LANCE! - 15/02/2017 - 18:11
Rio de Janeiro (RJ)
A busca por deixar as redes sociais com uma linguagem mais informal tem sido constante no futebol nacional. Além de dar uma dose de humor para os torcedores, cada clube vem dando espaço até mesmo a provocações com adversários tradicionais. Porém, a repercussão da postagem feita pelo Flamengo para celebrar a vitória da equipe sobre o Botafogo, por 2 a 1, no Nilton Santos, apontou um alerta quanto ao tom das brincadeiras.

Consultor de marketing na web pela empresa E-Dialog, Renan Caixeiro apontou ao LANCE! que as expressões "Pode fugir, pode correr" divulgadas no Twitter do Flamengo apontaram o quanto um clube tem de medir suas palavras também nas redes sociais:

- O clube deve saber que seu Twitter também tem um caráter institucional, e qualquer postagem causará uma repercussão de grande dimensão. Não há problemas de fazer provocações sadias, desde que seja uma ação inteligente, e não provoque nenhum transtorno. Mas, no caso do Flamengo, o que seria uma brincadeira acabou fazendo parte de um contexto de um jogo marcado por violência de torcidas e por uma morte.

No jogo, houve confronto de organizadas, com oito feridos e a morte de Diego Silva Santos, de 28 anos. A publicação no Twitter oficial do Rubro-Negro foi rebatida com repúdio pelo perfil do Botafogo, que questionou se o clube queria "fazer apologia à violência".

Aos olhos de Caixeiro, cada clube tem de pensar na maneira como os torcedores receberão a informação:

- O clube, assim como qualquer empresa ou marca, deve ter um preparo para administrar a rede social. É preciso administrar crises, e ver em quais pontos deve tocar, para ser extremamente profissional no trabalho, e não dar margem para más interpretações.

O consultor vê com bons olhos a maneira como os clubes estão utilizando suas redes sociais:

- No geral, o trabalho vem sendo bem feito. Os clubes souberam conciliar bem o trabalho informativo e lidar com a paixão do torcedor. Mas devem evitar sempre as armadilhas.

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