Com gols de Vinícius e Lima, Ceará derrota o Atlético-GO e sobe na classificação da Série A

Resultado alivia pressão e tira o time de Guto Ferreira do Z4; novo revés faz Dragão seguir na últimas colocações

Atlético-GO x Ceará - Comemoração
(Foto: Israel Simonton/cearasc.com)

Escrito por

Demorou, mas a primeira vitória do Ceará como visitante no Campeonato Brasileiro aconteceu na noite deste domingo (30), ao vencer o Atlético-GO, em Goiânia, por 2 a 0.

Com seus tentos marcados apenas segunda etapa por Vinícius e Lima, a equipe de Guto Ferreira deu um salto na tabela e agora ocupada a 11ª colocação, com 7 pontos. Já o time comandado por Vagner Mancini segue no Z4, mais precisamente na 19ª posição, com 4 pontos apenas.

CEARÁ ASSUSTA LOGO NO INÍCIO

Mesmo atuando longe de seus domínios, a equipe do Ceará não quis saber de sofrer a típica pressão inicial do time da casa e logo ofereceu perigo. No primeiro minuto, o atacante Cléber subiu bem de cabeça dando trabalho ao goleiro Jean, que, por sua vez, conseguiu fazer a defesa.

DRAGÃO NÃO SE INTIMIDA E RESPONDE MINUTOS DEPOIS

Tentando minimizar a chance do adversário, o Atlético logo deu a resposta ao time visitante. Aos 11, Ferrareis chutou para a defesa de Prass, porém, no rebote, Everton Felipe acabou chutando por cima do gol para alívio do camisa 1 do Vozão.

CONFRONTO PASSA A FICAR MAIS TRUCANDO E EQUILIBRADO

Após as tentativas de ambos os lados, até meados dos 30 minutos o panorama do jogo mudou radicalmente. Com uma série de faltas, poucas foram as chances criadas, deixando os sistemas defensivos mais tranquilos em campo.

ATLÉTICO-GO CRIA AS MELHORES CHANCES NA RETA FINAL DA ETAPA

Passado o momento sem grandes emoções, o Atlético voltou a pressionar o rival. Com isso, em duas grandes chances, sendo a primeira com Everton Felipe chutando cruzado e, na sequência, Jean, em cobrança de falta, exigiu muito do goleiro Fernando Prass que conseguiu fazer uma linda defesa.

No entanto, próximo dos acréscimos, o Ceará também conseguiu chegar com perigo. Outra vez ele, Cléber, sendo o jogador mais acionado no campo de ataque do time cearense, aproveitou para cabecear bonito após cruzamento de Fernando Sobral, porém a bola acabou indo para fora.

INÍCIO DE SEGUNDO TEMPO EQUILIBRADO

Na retorno das equipes para a etapa final, até meados dos 15 minutos foi de intenso equilíbrio. Na melhor chance do Dragão, com Marlon Freitas, Fernando Prass conseguiu espalmar para longe, já do Ceará, Cléber deu trabalho ao goleiro Jean que conseguiu fazer a defesa na cabeça do camisa 89.

GOL ALIVIA PRESSÃO DOS VISITANTES

Com as oportunidades aparecendo, aos 18 minutos, Vinícius abriu a conta para o Vozão. Aproveitando um contra-ataque, Vinícius tabelou com Fernando Sobral e, ao receber de volta, mandou um lindo chute sem chances para o camisa 1 do Dragão. 1 a 0.

CEARÁ TEM GOL ANULADO PELO VAR

Animado pelo tento marcado, a equipe visitante não quis deixar os donos da casa buscarem um empate e logo conseguiram marcar mais um. Aos 23, Fernando Sobral chegou a balançar as redes do rival, porém, através do VAR, o juiz acabou anulando flagrando um impedimento na jogada.

EQUIPE GOIANA NÃO SE ABALA E PARTE PRA CIMA

Mesmo percebendo que o Ceará buscava mais o seu campo de ataque, a equipe local tentou mudar sua postura. Após duas trocas promovidas por Vagner Mancini, sendo uma delas a entrada de Chico no lugar de Hyuri, o camisa 20, na primeira chance, já acertou a bola na trave de Prass, quase igualando tudo.

Na sequência, Marlon Freitas, em boa oportunidade, quase deixou o seu. No entanto, no minuto seguinte, o meia acabou sendo expulso após o árbitro analisar pelo VAR a jogada, entendo que o jogador acabou acertando a mão no rosto de seu marcador. 

COM DESVANTAGEM NUMÉRICA, ATLÉTICO NÃO CONSEGUE CRIAR E SOFRE O SEGUNDO TENTO

Precisando do resultado, a equipe goiana bem que insistia em buscar o campo de ataque. No entanto, nem mesmo as mudanças antes do acréscimos surtiram efeito, fazendo com que Guto Ferreira administrasse o tempo com uma substituição ao colocar Sóbis no lugar de Cléber e, praticamento no último lance do jogo, aos 50, Lima deu números finais no estádio Olímpico, decretando os primeiros três pontos do Vozão como visitante na Série A.


FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 0x2 CEARÁ

Local: Estádio Olímpico, em Goiânia (GO)
Data e hora: 30/08/2020 - 18h (horário de Brasília)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (CBF-MG)
Assistentes: Ricardo Junio de Souza (CBF-MG) e Sidmar dos Santos Meurer (CBF-PR)
VAR: Wagner Reway (CBF-PB) 
Cartões amarelos: Lima e Tiago (CEA) 
Cartões vermelhos: Marlon Freitas (ACG)
Gols: Vinícius (aos 18'/2ºT) e Lima (aos 50'/2ºT) (CEA)

ATLÉTICO-GO: Jean; Dudu (João Victor, aos 42'/2ºT), Éder, Gilvan e Nicolas; Marlon Freitas, Edson, Everton Felipe (Janderson, aos 16'/2ºT) , Jorginho (Matheus Frizzo, aos 26'/2ºT) e Gustavo Ferrareis (Matheus Vargas, aos 42'/2ºT); Hyuri (Chico, aos 25'/2ºT). Técnico: Vagner Mancini.

CEARÁ: Fernando Prass; Samuel Xavier, Tiago Pagnussat, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Charles, Fabinho e Vinícius (Lima, aos 36'/2ºT); Fernando Sobral, Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves, aos 32'/2ºT) e Cléber (Rafael Sóbis, aos 46'/2ºT). Técnico: Guto Ferreira.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter