100 jogos x maior do Allianz: o duelo entre Felipão e Cuca neste sábado
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

100 jogos x maior do Allianz: o duelo entre Felipão e Cuca neste sábado

Felipão atinge 100º jogo à frente do Palmeiras em estádios do clube, e Cuca comandou 25 jogos no Allianz
Felipão atinge 100º jogo à frente do Palmeiras em estádios do clube, e Cuca tem 25 partidas no Allianz (Divulgação)
Gabriela Brino, Thiago Ferri e William Correia - 03/11/2018 - 06:30
São Paulo (SP)
O clássico das 19h deste sábado, no Allianz Parque, será mais do que o reencontro de Cuca com o Palmeiras, no duelo do líder do Brasileiro contra o Santos que busca a vitória para subir do sétimo lugar para a zona que dá vaga na Libertadores. O hoje técnico do Peixe é quem mais trabalhou na arena. E terá como oponente Luiz Felipe Scolari, que exatamente neste jogo completará cem partidas à frente do time em um estádio do Verdão.

Em sua primeira passagem pelo clube, entre 1997 e 2000, Felipão comandou o time no Palestra Itália 91 vezes, alcançando 63 vitórias. É o terceiro na lista de técnicos que mais comandou (atrás dos 143 jogos de Vanderlei Luxemburgo e dos 130 de Oswaldo Brandão) e venceu no antigo estádio (é superado somente pelos 113 triunfos de Vanderlei Luxemburgo e dos 96 de Oswaldo Brandão).


E MAIS:
Na segunda passagem de Scolari pelo clube, entre 2010 e 2012, o Palestra Itália estava em reforma e time teve de utilizar Pacaembu, Arena Barueri e Canindé como principais casas. Retornou neste ano com o Allianz Parque já pronto, e vai para sua nona partida no estádio, tendo até agora cinco vitórias (sobre Vasco, Botafogo, Atlético-PR e Corinthians, no Brasileiro, e Colo-Colo, na Libertadores), um empate (2 a 2 diante do Boca Juniors, na Libertadores) e duas derrotas (Cerro Porteño, na Libertadores, e o Cruzeiro, na Copa do Brasil) na arena.

Somando os dois estádios, em 99 jogos, Felipão tem 68 vitórias. Foi no Palestra Itália que conquistou seus dois títulos continentais pelo clube: a Libertadores de 1999 e a Copa Mercosul de 1998 (ganhou a Copa do Brasil de 1998 e o Torneio Rio-São Paulo de 2000 no Morumbi e a Copa do Brasil de 2012 no Couto Pereira, em Curitiba, tendo jogado a ida em Barueri). Neste sábado, tenta dar um passo para ser campeão brasileiro no Allianz Parque.

A moderna arena já foi palco de festa para Cuca. Foi vencendo a Chapecoense por 1 a 0, em 27 de novembro de 2016, que o Palmeiras comandando pelo treinador conquistou o seu último Campeonato Brasileiro. E o técnico é quem mais comandou o Verdão no local: das 123 partidas já realizadas pela equipe profissional no Allianz Parque, em 25 era o atual comandante do Santos que estava à frente da equipe.

- Não sabia que sou eu quem mais comandou o Palmeiras no Allianz, não. Lá é um caldeirão... Uma pressão muito grande para o adversário. O Palmeiras sabe jogar em casa como poucos times do Brasil sabem. Vamos precisar entender esse jogo para fazer uma partida boa - disse Cuca ao LANCE!

O atual treinador do Santos também é quem mais ganhou pelo Palmeiras no Allianz Parque: 25 vitórias. Até este sábado, só foi adversário do mandante no local uma vez, quando comandou o Shandong Luneng na derrota por 3 a 1 do time chinês em amistoso disputa em 17 de janeiro de 2015.

O curioso é que Cuca volta ao estádio exatamente para o confronto que acabou minando a sua última passagem pelo Palmeiras, no ano passado. O treinador buscava uma sequência de vitórias para encostar no Corinthians, então líder do Brasileiro, até que perdeu por 1 a 0 para o Santos, em 30 de setembro. Foi demitido na rodada seguinte, ao empatar por 2 a 2 diante do Bahia, no Pacaembu. Depois, sob o comando interino de Alberto Valentim, o Verdão chegou a depender só de si para ser campeão, mas acabou sendo vice.

Facebook Lance Twitter Lance