Presságio? No último confronto com uruguaios… deu taça para o Botafogo!

24 anos atrás, Glorioso encarava pela última vez um time do Uruguai. Na ocasião, venceu o Peñarol nos pênaltis e garantiu o título da Copa Conmebol. Presságio para quinta-feira?

Botafogo não vence fora do país desde a Conmebol: em 26 de agosto de 1993, 1 a 0 sobre o Caracas/VEN, gol de Sinval, nas quartas
Elenco do Botafogo de 1993 comemorando o título sobre o Peñarol, no Maraca (Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo)

Escrito por

Chilenos, paraguaios, argentinos, colombianos, equatorianos... na Libertadores, o Botafogo já bateu de frente contra diversos países da América do Sul. E nas oitavas de final o desafio será os uruguaios do Nacional, no Parque Central. E o último confronto com o país, em mata-mata, trás boas recordações para os botafoguenses: 24 anos atrás, o Glorioso vencia o Peñarol nos pênaltis - após um empate em 2 a 2 - e conquistava a Copa Conmebol de 1993, no Maracanã.

Naquela ocasião - que marcou o último título internacional alvinegro - a equipe era comandada por Carlos Alberto Torres, tendo como principal destaque o atacante Sinval, que foi o artilheiro do Botafogo na competição, com oito gols.

Na grande decisão, contra o Peñarol - último duelo do Glorioso contra clubes do Uruguai - a primeira partida terminou empatada em 1 a 1, no Centenário, em Montevidéu. No jogo da volta, disputado no Maracanã, as equipes ficaram no 2 a 2 no tempo normal, com Eliel e Sinval marcando os tentos do Botafogo. Na disputa de pênaltis, Suélio, Perivaldo e André converteram suas cobranças, enquanto William Bacana defendeu duas cobranças rivais e se tornou herói.

Se o último duelo Botafogo x Uruguai terminou em gritos de campeão, o atual momento vivida na temporada liga o sinal de alerta e reforça a importância do jogo contra o Nacional, nesta quinta-feira, no Parque Central. Todo cuidado é necessário diante do adversário uruguaio, que será estudado pelos alvinegros.

- A gente teve algumas informações rasas, mas nada muito certo. Nós devemos assistir amanhã (hoje). Para estar nesta fase (oitavas), não tem bobinho. Só ver quem ficou fora, o nível da competição que estamos - frisou o atacante Roger.

FICHA TÉCNICA
 
BOTAFOGO 2 (3) x 2 (1) PEÑAROL
Competição: Copa Conmebol
Data: 30/09/1993
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Renda: Cr$ 8.585.800,00 / Público: 45.000 (26.276 pagantes)
Árbitro: Francisco Lamolina
Assistentes: Aníbal Hay e Osvaldo Carlomagno

Gols:
Bengoechea, 34’, Eliel, 52’, Sinval, 72’ e Otero, 90’
Decisão por pênaltis: Botafogo 3 a 1. Marcaram Suélio, Perivaldo, André Santos (Botafogo) e Da Silva (Peñarol). Desperdiçaram Sinval (Botafogo), Ferreyra, Gutiérrez e De Los Santos (Peñarol).

BOTAFOGO: William Bacana, Perivaldo, André Santos, Cláudio Henrique e Clei (Eliomar); Nélson, Suélio e Eliel; Aléssio (Marcos Paulo), Sinval e Marcelo Costa. Técnico: Carlos Alberto Torres. 

PEÑAROL: Rabajda, Tais, Gutiérrez, De Los Santos e Da Silva; Baltierra, Perdomo (Ferreyra), Bengoechea (Rehermann) e Dorta; Otero e Rodríguez. Técnico: Gregorio Pérez.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter