Pela taça! Botafogo inicia trajetória na Liga Sul-Americana de Basquete

Quarto colocado do último NBB, equipe comandada por Léo Figueiró está na Colômbia para a disputa da segunda competição internacional mais importante do continente

Basquete - Botafogo
Botafogo foi vice-campeão carioca (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Escrito por

O Botafogo vai disputar a primeira competição internacional desde o retorno das atividades de basquete no clube, ocorrida em 2017. Nesta terça-feira, a equipe comandada por Léo Figueiró, melhor treinador do último Novo Basquete Brasil (NBB), inicia a caminhada na Liga Sul-Americana, segunda competição mais importante do continente.

O clube de General Severiano conquistou vaga no torneio após a quarta colocação no último NBB. Surpresa da temporada, o Botafogo segue em um processo contínuo de evolução dentro das quadras. Ao site oficial do Glorioso, o treinador Léo Figueiró falou sobre a Liga Sul-Americana.

- É realmente matar um leão por dia! Temos plena consciência de que os jogos serão difíceis, além de serem fora de casa e, consequentemente, termos que administrar o fator viagem e o ambiente. Acho que temos condições de passar dessa primeira fase e brigar com todas as forças para chegar à decisão do torneio. Nossa equipe é muito competitiva, é guerreira, e vai lutar muito para alcançar o título - analisou.

O Botafogo foi sorteado no Grupo D, cuja sede é em San Andrés, na Colômbia. Além do Glorioso, Salta Basket-ARG, Nacional-URU e San Andres-COL compõem a chave. O elenco do Alvinegro está em solos colombianos desde o fim da última semana.

A Liga Sul-Americana é dividida em três fases: na primeira, os dois primeiros de cada grupo se classificam para a próxima fase, correspondente à semifinal, composta mais uma vez por dois grupos com quatro times e uma única sede. Nesta, passam o líder de cada chave, que farão a decisão.

Léo Figueiró - Botafogo
Léo Figueiró é o técnico do Botafogo (Foto: Leila Losilla)

JOGOS DO BOTAFOGO NA LIGA SUL-AMERICANA:
Salta Basket-ARG x Botafogo - 22 de outubro (Terça-feira) - 21h10

Nacional x Botafogo - 23 de outubro (Quarta-feira) - 21h10

San Andrés x Botafogo - 24 de outubro (Quinta-feira) - 23h30

DESEMPENHO DO BOTAFOGO NA TEMPORADA
O Botafogo chega na Colômbia como vice-campeão carioca, tendo perdido por 2 a 1 a série final para o Flamengo, e com uma campanha de uma vitória e uma derrota no NBB 12 - triunfo sobre o Minas e revés para o Brasília, ambos fora de casa.

Para a Liga Sul-Americana, o Botafogo contará de forma integral com Jamaal Smith, cestinha da equipe na última temporada. O norte-americano não jogou o Campeonato Carioca por problemas no visto de trabalho e ficou de fora das partidas no NBB porque seu pai teve complicações de saúde. Com condições de jogo, deve ser uma peça importante na rotação de Léo Figueiró.

Além do camisa 5, outros destaques da equipe são o pivô Lucas Mariano (médias de 18 pontos e 5,5 rebotes por partida no NBB), o ala Cauê Borges (médias de 16 pontos e 4,5 assistências) e o armador Henrique Coelho (médias de 11,5 pontos e 6,5 rebotes). 

Léo Figueiró ainda não poderá contar com o pivô Wesley Sena, lesionado. Por outro lado, o ala Freddie McSwain Jr., recém-contratado, resolveu as últimas pendências do contrato com o Alvinegro e vai estrear pelo Glorioso.

BRASILEIROS NA LIGA SUL-AMERICANA
O Botafogo é o terceiro brasileiro a iniciar uma trajetória na Liga Sul-Americana dessa temporada. Antes, Pinheiros e Corinthians entraram em quadra pelo torneio e garantiram a classificação para a próxima fase.

No Grupo B, o Corinthians passou com 100% de aproveitamento, vencendo Ferro Carríl-ARG, Valdivia-CHI e Defensor-URU. O Pinheiros, por sua vez, foi o vice-líder da chave C, com triunfos sobre Malvin-URU e Leones de Quilpue-CHI, mas revés para o Cicilista Olimpico-ARG.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter