Contra as muitas contas, Botafogo se concentra apenas no Vasco
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Contra as muitas contas, Botafogo se concentra apenas no Vasco

Botafogo x Bangu
Botafogo junta as forças para tentar vencer o primeiro clássico na temporada (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Felippe Rocha - 14/03/2018 - 08:00
Rio de Janeiro (RJ)
Quando a bola rolar às 16 horas deste domingo, a torcida do Botafogo terá olhos para o Estádio Nilton Santos, onde o time enfrentará o Vasco, mas também para outras duas partidas paralelas. A classificação para semifinais da Taça Rio e do Campeonato Carioca vai depender também do que acontecer nos jogos da Portuguesa e do Fluminense. O zagueiro Igor Rabello, porém, garante que o time não vai ficar pensando nos outros estádios nem durante esta semana, nem durante a partida.

- Primeiramente, nós temos que pensar na gente. Primeiramente, temos que fazer o resultado e depois pensar nos outros jogos - explica o defensor.

A situação é complexa, até porque o Glorioso não depende só de si. Para avançar ao mata-mata do segundo turno, os comandados de Alberto Valentim precisam superar o Tricolor ou a Lusinha. O time de Abel Braga é o primeiro do Grupo C, com 13 pontos, e encara a Cabofriense no Estádio Elcyr Resende, em Saquarema. Caso empate, já se garante. Mesmo uma derrota precisaria ser  aliada à retirada da diferença no saldo de gols para a equipe da Ilha do Governador e para o Glorioso.

O Alvinegro é o terceiro do grupo, com os mesmos dez pontos que a Portuguesa. O Glorioso, porém, tem dois gols de saldo, enquanto a segunda colocada tem três. Isso significa que, nesta disputa direta e mais simples, se o Botafogo vencer o Vasco e a Lusa superar o Flamengo, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, a vitória alvinegra precisará ser pelo menos três gols maior do que o triunfo do time de João Carlos Ângelo. Isso para a disputa não ir para os gols pró, na qual a Lusa leva vantagem (7 contra 5 do Botafogo).

Se o Alvinegro vencer e a Portuguesa não, Kieza e companhia avançam. Se ambos empatarem, quem passa é o time que não perdeu para os times grandes neste Campeonato Estadual.

Caso igualem nos números de pontos, vitórias e saldo de gols os seguintes critérios de desempate estão previstos: maior número de gols pró, confronto direto; menor número de cartões amarelos e vermelhos; e, em último caso, sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados. Confira aqui a tabela da competição.

MAIS ADIANTE
​Existe a possibilidade de o Botafogo não se classificar à semifinal da Taça Rio, mas obter vaga na semifinal do Campeonato Carioca. Atualmente, a equipe tem 19 pontos na classificação geral, sendo a terceira colocada.

Um empate coloca o Glorioso na tal semifinal por impedir o rival Vasco, que tem 17, de subir na classificação. A Lusa, com 16, poderia ultrapassar apenas o Cruz-Maltino, não a equipe de Gatito Fernández.

Por essa conjuntura, uma eventual derrota do Botafogo para o Vasco, somada a um empate da Portuguesa com o Flamengo, elimina o Alvinegro da Taça Rio, mas o classifica para a semifinal do Carioca. É confuso, mas tudo se resolverá após o apito final. Ou não.

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance