Agora, no profissional: Barroca e cia voltam à Itaquera após título sub-20

Em 2016, treinador do foi campeão brasileiro de base com muitos jogadores que estão no profissional hoje; será a 1ª vez que o comandante retorna à Arena Corinthians pelo Glorioso

Botafogo x Corinthians - sub-20 2016 - Barroca
Barroca e Kanu comemoram gol na Arena Corinthians (Foto: Vítor Silva/SS Press/Botafogo)

Escrito por

Em 2016, Eduardo Barroca vivia um dos grandes momentos de sua carreira com o título brasileiro sub-20. A conquista também representou o título de maior expressão do Botafogo na base dos últimos anos. O rival do Glorioso naquela final era o Corinthians. Neste sábado, o comandante retorna pela primeira vez à Itaquera, palco daquela decisão, como treinador principal, desta vez pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será transmitida em tempo real pelo LANCE!.

Não apenas Eduardo Barroca, mas muitos jogadores que, atualmente, figuram na equipe principal com certa frequência também estiveram na conquista do Brasileirão sub-20. Como titulares confirmados, o Glorioso possui Marcinho, Marcelo Benevenuto e Gustavo Bochecha, que também começaram no onze inicial naquela ocasião.


A equipe que entrou em campo contra o Corinthians foi Diego Loureiro; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Kanu, Victor Lindenberg; Matheus Fernandes, Gustavo Bochecha; Yuri, Alison, Pachu; Renan Gorne. O primeiro jogo, no Rio de Janeiro, terminou 1 a 1; o segundo, em Itaquera, foi vencido pelo Alvinegro por 2 a 0, com gols de Kanu e Yuri.

> CONFIRA A TABELA DO BRASILEIRÃO

Além deles, Fernando, Lucas Campos, Rickson e Wenderson, relacionados para a partida contra o Corinthians, estiveram no banco de reservas no duelo pelo sub-20. O segundo, inclusive, é cotado para ser titular neste sábado.

- Foi importante ter tido aquela experiência com os jogadores. O principal nessa conquista é ver aqueles jogadores hoje jogando no profissional. O maior título para quem trabalha na base é essa. É enxergar os resultados em oportunidades no time de cima. Aquela conquista está na memória, mas agora é uma outra situação, um outro nível de exigência, precisamos trabalhar na nossa plenitude. Temos confiança no nosso trabalho - analisou Eduardo Barroca, em entrevista coletiva.

Corinthians x Botafogo - Campeonato Brasileiro Sub 20
Comemoração do título em 2016 (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Agora, o contexto é diferente: o Botafogo é o sétimo colocado do Brasileirão, com 22 pontos conquistados. O Corinthians é o sexto, com 24. A partida, portanto, é um confronto direto por uma vaga na zona de classificação à Taça Libertadores do ano que vem. Em caso de resultado positivo, o Glorioso vai alcançar uma sequência de três vitórias seguidas. 

Definitivamente, a Arena Corinthians traz boas lembranças a muitos envolvidos na partida de 2019, já em âmbito profissional. Com dificuldades financeiras, o Botafogo tem um alto número de jogadores criados nas categorias de base na equipe principal. Ao LANCE!, Manoel Renha, diretor das categorias de base do Alvinegro, comentou sobre isto.

- É a volta a um cenário marcante para a categoria de base. Vários que vão jogar hoje, titulares ou no banco, estiveram na decisão de 2016. Marcinho, Marcelo, Kanu, Gustavo, Lucas Campos, Pachu... Foi um título marcante. Desejo sucesso ao Barroca, o Brasileiro profissional é extremamente competitivo, mas os atletas já têm uma bagagem de dois anos na categoria principal, espero que consigam um resultado positivo - afirmou.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter