Atlético-MG trabalha firme na parte física para dar ritmo ao time

A comissão técnica alvinegra está focada na recuperação física da equipe após a folga de 10 dias concedida ao elenco atleticano

A comissão técnica do Galo está trabalhando para repor as perdas de condicionamento físico que os jogadores tiveram durante a folga da Copa América
A comissão técnica do Galo está trabalhando para repor as perdas de condicionamento físico que os jogadores tiveram durante a folga da Copa América- (Bruno Cantini/Atlético-MG)

Escrito por

Com a pausa para a Copa América, o elenco do Atlético-MG ganhou duas semanas de intertemporada na Cidade do Galo após uma folga de 10 dias. Nesse período, os profissionais da comissão técnica alvinegra estão colocando em prática os planos para o recondicionamento dos atletas, após o recesso, diminuindo possíveis perdas no ritmo físico de cada jogador.

Desde a volta aos trabalhos, na última segunda-feira, 24 de junho, os jogadores vivem um regime de concentração e trabalho intenso.

Apesar de algumas semelhanças, a intertemporada se difere da pré-temporada, como destaca Daniel Félix, novo coordenador de preparação física do clube.

-A diferença principal é o destreino, o quanto que os atletas vem destreinados. Até pela diferença de tempo, pois temos 30 dias em dezembro e a gente teve dez dias agora. Os atletas receberam uma programação de treinamentos para serem executados durante esses 10 dias e isso faz com que se minimize as perdas (de condicionamento físico)- explicou.

O Fisiologista Roberto Chiari observa que, embora a comissão técnica não esteja recebendo o grupo do mesmo jeito que estava quando quando o campeonato foi interrompido, os atletas mantiveram um nível bom de condição física.

-Damos sequência no trabalho, respeitando esse período que estiveram parados. Já partimos de um momento um pouco mais avançado nesse processo. Temos um controle inicial do que eles estão fazendo, respeitando uma carga gradativa e monitorando, em todos os treinamentos, com o GPS, para controlar a carga de trabalho. Vamos avaliando a cada dia, fazendo esses pequenos ajustes para que eles tenham o melhor treinamento possível durante esse período- frisou.

Questões além do trabalho no campo e na academia, como a alimentação dos atletas, também se fazem importantes na intertemporada, conforme ressalta o nutricionista Evandro Vasconcelos.

-São duas semanas somente, então, é tentar otimizar o máximo possível, do ponto de vista nutricional. Fizemos avaliações para os atletas entrarem no peso adequado, para a composição corporal e percentual de gordura adequados, buscando a retomada das competições. Já fizemos alguns ajustes na programação do clube, na questão de suplementação e alimentação dos atletas, fazendo algumas restrições. Agora, é trabalho o tempo todo e os ajustes alimentares e nutricionais vão ser feitos à medida que forem iniciando os trabalhos, de maneira que otimize e busque os melhores resultados neste retorno-explicou.

O alvinegro volta a campo no dia 11 de julho no primeiro duelo contra o Cruzeiro pelas quartas de final da Copa do Brasil. Antes, no dia 6 de julho, fará um jogo-treino contra o América-MG na Cidade do Galo para dar ritmo de jogo o time.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter